Sábado, 17 de Agosto de 2019
Vida

Madeira que inspira: conheça as tendências do Salão de Milão

As formas criativas como cadeiras em forma de xícara ou um sofá que é um verdadeiro prendedor de roupas gigante também enchem os olhos dos visitantes



1.jpg Madeira foi o destaque da feira italiana
08/05/2013 às 08:54

Um ar amazônico circulou pelos corredores e estandes do Salão do Móvel de Milão, o mais famoso e importante do mundo. Diferente dos outros anos onde o acrílico e o vidro sobressaíam, a madeira, objeto que remete à natureza e à Amazônia, foi o diferencial na maioria dos modernos ambientes da feira italiana.

“Os grandes designers mostraram que usar a madeira é sinal de riqueza e refinamento. A madeira bruta ou sofisticada era o que mais se via. Havia até mesas de recepção feita com pranchas brutas. Lógico que tudo dentro da sustentabilidade; só estava lá quem tinha certificado de licença ambiental”, diz Anete Perrone, arquiteta que esteve pela terceira vez na feira italiana, e que já utiliza em seus projetos em Manaus, a madeira como inspiração. “Fiquei feliz por estarmos dentro da moda mundial”, completa.

Decoração de grife



As formas criativas como cadeiras em forma de xícara ou um sofá que é um verdadeiro prendedor de roupas gigante também encheram os olhos dos visitantes.

A arquiteta amazonense Sihame Cruz percebeu que a moda definitivamente migrou para a decoração. “Grifes como Versace e Kenzo, por exemplo, estão definitivamente dentro da decoração. Não-raro viam-se tecidos dessas marcas estampando luminárias, sofás e cadeiras. Não precisa mais só ter um vestido dessas grifes: pode ter um móvel também”, brinca Sihame.

Ainda segundo a arquiteta, essas novidades ainda vão demorar pelo menos dois anos para chegar por aqui. “O legal de você visitar uma feira dessas é que você pode absorver para se inspirar e poder criar”, diz Sihame.

Criatividade livre

O arquiteto Edson Marques frequenta o Salão de Milão há 12 anos. Embora quase nada o tenha surpreendido em 2013 - pois na visão dele, o que acontece de uma edição do evento para outra é uma adequação de tendências - Edson destaca que o color blocking continua em alta, bem como os ambientes minimalistas. Ainda segundo ele, uma atenção especial quanto à iluminação (LED) também foi dada no salão de móvel mais famoso do mundo.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.