Publicidade
Entretenimento
Vida

Madrigal Amazonas da UEA se apresentará na Virada Cultural de São Paulo

Comandado pelo maestro Adroaldo Cauduro, o Madrigal Amazonas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) representará o Amazonas no evento que é tradição no calendário paulista há dez anos 13/06/2015 às 18:29
Show 1
Adroaldo Cauduro se diz feliz de levar a produção artística do Amazonas para São Paulo
Loyana Camelo Manaus (AM)

Vai ter talento amazonense em meio à programação da Virada Cultural 2015 de São Paulo. O Madrigal Amazonas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está com presença confirmada no evento que é tradição no calendário paulista há dez anos. A equipe capitaneada pelo maestro Adroaldo Cauduro passou por uma rigorosa seleção com diversos grupos de todo o País e foi escolhida para representar o Amazonas por meio de cinco apresentações.

A ideia da virada é reunir e oferecer gratuitamente diversas expressões de arte durante as 24h dos dias em que ocorre (no caso deste ano, em 20 e 21 de junho). Em meio a essa efervescência cultural, o Madrigal Amazonas da UEA fará cinco apresentações (confira no final da matéria) de dois espetáculos: “Concerto Sacro” e “Cantando Poetas Íbero-Americanos”, sendo este último, baseado no livro de mesmo título do maestro Adroaldo Cauduro e que reúne 29 poemas musicados por ele.

“A intenção da nossa participação é a retomada do movimento coral, que já foi mais popular nos anos 70 e 80, mas que ficou um pouco perdido nas últimas décadas. Vamos ver se conseguimos dar um impulso neste em termos de Brasil. A Virada é um momento propício para focar no coral voltado para escolas e instituições. É um resgate”, explica Cauduro.

Esforço e recompensa

A ida para o evento é vista com muita alegria pelo maestro. “É uma super oportunidade de mostrar o que estamos fazendo na UEA com os alunos e professores. Também é a chance de mostrar nossa produção artística para o estado de São Paulo e para o Brasil, já que estarão vários estados representados lá”, afirma, orgulhoso. “O Madrigal tem a característica da excelência vocal. Queremos servir de exemplo aos grupos locais”, frisa.

Segundo Adroaldo Cauduro, é um empenho e tanto levar 12 cantores mais a equipe técnica (incluso nesta ele próprio) de Manaus até São Paulo, dada a grande distância e o alto preço das passagens. Eles viajam semana que vem, na madrugada de sexta para sábado (20) rumo à capital paulista. “Estamos nesse esforço tremendo de representar nosso estado. Mas há de ser um belo momento para mostrar o que se faz no norte País”.

Programação variada

A Prefeitura de São Paulo anunciou ontem (12) a programação completa da Virada Cultural. Fábio Jr., Lenine, Emicida e Caetano Veloso são as principais atrações deste ano. Caetano Veloso vai encerrar a Virada com um bis da turnê Abraçaço. Ele se apresenta no domingo, 21, às 18h, no Palco Julio Prestes. Já Fábio Jr. sobe ao palco Julio Prestes às 3h de domingo, 21, para tocar os maiores hits da sua carreira.

Outro destaque este ano é o Ira!, que faz show no Theatro Municipal no domingo às 18h. Nasi e Scandurra tocarão na íntegra o disco clássico Mudança de Comportamento (1985), que em 2015 completa 30 anos.

Na Avenida São João, serão comemorados os 50 anos da Jovem Guarda. Jerry Adriani abre os trabalhos do palco São João, no sábado, 20, a partir das 18h. Wanderléa e Erasmo se apresentam no dia seguinte às 16h, e 10h respectivamente.

A cantora Anitta está confirmada, assim como Rita Lee e Tiago Abravanel, que farão uma homenagem a Tim Maia na região da Luz. Fafá de Belém, Alaide Costa e Hermeto Pascoal se apresentarão no teatro municipal.

Saiba +

O Madrigal Amazonas da UEA foi selecionado para a Virada Cultural 2015 por meio da análise do seu currículo e do maestro Adroaldo Cauduro, bem como o DVD, no caso, o link do espetáculo “Cantando Poetas Íbero-Americanos” no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=gsmYwEx3cWA)

Destaque

Programação Madrigal Amazonas da UEA

Palácio da Justiça (20): 19h30

Mosteiro São Bento (20): 21h30

Cripta da Sé (20): 23h15

Salão dos Arcos (21): 02h

Sala do Conservatório (21): 03h

Publicidade
Publicidade