Sábado, 24 de Agosto de 2019
MAESTRO

Maestro amazonense é selecionado para programa da Filarmônica de Los Angeles

Nascido e criado no Amazonas, Hilo Carriel é pianista e regente de forte conexão com o repertório vocal e coral



1496780_BEDF4446-24D5-4552-A828-8E924C34E3E8.jpg (Foto: Divulgação)
16/07/2019 às 12:41

O maestro amazonense Hilo Carriel foi um dos nomeados para o Dudamel Fellowship Program, programa de mentoria criado pelo músico e diretor artístico Gustavo Dudamel, da Los Angeles Philharmonic, nos EUA. A iniciativa dá oportunidade a jovens e promissores condutores ao redor do mundo de desenvolver suas habilidades e enriquecer sua experiência musical. Também foram selecionados para o programa outros três condutores: Marta Gardolínska (Polônia), Enluis Montes Olivar (Venezuela) e Anna Rakitina (Rússia).

Bacharel em Música-Regência pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Hilo passou os últimos dois anos na cidade de Baltimore, em Maryland, onde concluiu mais recentemente o seu Mestrado em Música-Regência pelo Peabody Institute of The Johns Hopkins University. De volta a Manaus, onde atua como pianista do Coral do Amazonas, ele comemora mais essa conquista tão importante para a carreira.

“Foi uma grande surpresa e um grande presente. Recebi essa notícia no dia em que terminei o mestrado, nos Estados Unidos. Era 22 de maio, dia da minha colação de grau, minha mãe tinha ido de Manaus para a minha formatura. Quando tudo terminou, abri meu email e lá estava a confirmação”, lembra ele.

No programa, ele participará de uma temporada como maestro assistente da Los Angeles Philharmonic nos meses de agosto e outubro deste ano e depois irá reger uma série de espetáculos programados de fevereiro a abril de 2020. Entre eles, o “Piatigorsky International Cello Festival”, no dia 20 de março de 2020.

“A Los Angeles Philharmonic é a orquestra mais bem paga dos EUA. Espero um profissionalismo altíssimo e uma boa energia, já que o diretor da orquestra é o Dudamel. Acho que o mais importante é a convicção de que vou lá para aprender. Preciso saber ouvir os músicos e me preparar bem para ter uma interpretação sólida e interessante das músicas, sendo capaz de comunicar minhas ideias”, comentou.

Experiência

Desde que retornou para Manaus no início de junho, Carriel conta que vem buscando compartilhar ao máximo tudo o que aprendeu nesse período nos Estados Unidos. “Tenho participado de palestras e vivências e elaborei também um curso livre de regência coral para o Cláudio Santoro, o qual estou esperando a aprovação. Quero compartilhar ao máximo tudo o que aprendi”, completou. 

Perfil Hilo Carriel

Nascido e criado no Amazonas, Hilo Carriel é um pianista e regente de forte conexão com o repertório vocal e coral. Mestre em Música-Regência pelo Peabody Institute of The Johns Hopkins University (EUA) e Bacharel em Música-Regência pela Escola Superior de Artes e Turismo da UEA, foi selecionado como um dos cinco finalistas da 2019 CSO Sir Georg Solti Competition, recebendo a prestigiosa Baltimore Symphony Orchestra Conducting Fellowship 2018-2019. Pianista do Coral do Amazonas, recentemente foi eleito o mais jovem membro da Academia Amazonense de Música.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News whatsapp image 2019 07 22 at 18.05.21 90eb8751 43a8 4e1f 8e11 fa49c5f58238
Jornalista de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.