Domingo, 08 de Dezembro de 2019
Música

Maestro Hilo Carriel é aprovado em mestrado do Peabory Conservatory, nos EUA

O amazonense de Itacoatiara fez uma vaquinha virtual para poder custear parte das despesas com os estudos



hilo.jpg (Foto: Bárbara Umbra/Divulgação)
19/04/2017 às 11:54

O regente do Coral Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (LAOCS), maestro Hilo Carriel, foi aprovado para o mestrado em Regência Orquestral no Peabody Conservatory - Johns Hopkins University (Baltimore/USA). O conservatório faz intercâmbio com uma das maiores orquestras dos Estados Unidos: a Baltimore Symphony Orchestra. Para ajudar a custear as despesas do mestrado, Hilo está arrecandando doações por meio de financiamento coletivo, uma vez que o curso possui duração de dois anos. As aulas do músico estão previstas para começar em agosto deste ano.

A falta de oportunidades para reger uma orquestra sinfônica com frequência motivaram Hilo a buscar um mestrado específico na área. “Foi então que decidi iniciar minha aplicação para o Peabody Conservatory em Baltimore, que possui além de uma professora reconhecida internacionalmente – a nova-iorquina Marin Alsop – tem uma excelente orquestra com a qual os alunos de regência tem contato semanalmente, além de uma pequena orquestra exclusiva para as aulas de regência. Sem contar com a estrutura fantástica”, destaca ele.



Trajetória

O processo para conseguir a vaga no mestrado iniciou em setembro do ano passado, com a inscrição online. “Em seguida toda a fase documental: traduzi meu diploma e histórico da universidade, currículo, repertórios estudados, cartas de recomendação e gravações de apresentações com orquestra, comprovei proficiência na língua inglesa (TOEFL), e etc”, conta ele. Após a fase documental, 32 candidatos de diversos países (como Inglaterra, França, Espanha, Japão, Argentina e EUA) foram selecionados para as audições presenciais no conservatório em Baltimore.

“Esses 32 concorriam a um total de 5 vagas distribuídas entre graduação, mestrado e doutorado. Eu tinha feito algumas economias durante o último ano e usei para ir fazer as provas em fevereiro”, diz ele. Após a primeira fase de provas, 16 candidatos foram selecionados para a prova final com a orquestra.

“No fim de março recebi um e-mail informando que fui um dos cinco aprovados para o conservatório e que além disso recebi como prêmio pelo desempenho nas provas uma Graduate Assistantship (espécie de monitoria) que cobre 29% dos custos totais do mestrado”, comemora ele.

Agora Carriel está em busca de recursos para viabilizar esses dois anos de estudos e aproveitar a oportunidade, que foi tão difícil de conquistar. “Após os dois anos de mestrado não sei o que o futuro me reserva ainda. O plano no momento é conseguir chegar lá e aproveitar ao máximo essa temporada de estudos”, encerra ele.

Perfil - Hilo Carriel

Natural de Itacoatiara (AM), Carriel teve as suas primeiras aulas de música aos cinco anos de idade na Igreja de Deus Pentecostal do Brasil. Precocemente, aos 16 ele foi aprovado para o Bacharelado em Regência na Escola Superior de Artes e Turismo - Universidade do Estado do Amazonas.

Durante a carreira de grandes feitos, Hilo ganhou uma bolsa de estudos para o Festival de Inverno de Campos do Jordão em 2014. Por meio do festival, o maestro foi convidado para reger a estreia mundial de “Suite Caymmi - História de Pescadores”, uma homenagem ao centenário de Dorival Caymmi escrita por Dori Caymmi para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Se você puder, ajude

O link para a vaquinha virtual de Hilo Carriel é www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-hilo-a-estudar-no-peabody-conservatory. Os contatos de Hilo são Hilo Carriel (Facebook); @hilo_carriel (Instagram) e hilo_carriel (Twitter). Informações e doações: (92) 98139-0519.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.