Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Concurso da tapioca

'Magazine' divulga resultado do concurso ' Tapioca do Bairro'

Michele Silva foi a grande vencedora do concurso, com sua receita " Mil folhas de tapioca com banana flambada"



1.jpg Apresentadores do programa "Magazine", da TV A Crítica, jurados e participantes do concurso após a grande final
20/09/2013 às 08:44

A final do concurso Tapioca do Bairro, do programa “Magazine”, da TV A Crítica, realizada ontem, foi marcada por muita emoção das finalistas Maria Edilma e Michele Silva. Os jurados – Aruana Brianezi, diretora de redação do jornal A CRÍTICA; Martina Caminha, chef de cozinha, e o cantor sertanejo Breno Marx – decidiram que a melhor receita foi a “Mil folhas de tapioca com banana flambada”, de Michele, que superou a concorrente “Tapioca de café com chocolate e doce de leite”.

“O coração está batendo forte, foi muito emocionante, até mesmo a pressão com a outra candidata. Estou feliz por ter ganhado o primeiro lugar. Passaram outras candidatas pelo concurso, fomos nos superando em cada etapa”, relembra Michele, que é estudante do curso de Gastronomia.

Chance

Ainda segundo a universitária, ela viu no concurso uma oportunidade para mostrar seu trabalho. “Todo amazonense que se preze faz tapioca no café da manhã. Bolei essa receita para o concurso. Quando o vi, achei que essa proposta ficaria bem nele”, disse a vencedora, que pretende gastar seu prêmio (um vale compra no valor de R$ 1 mil nas lojas APA Móveis) na compra de utensílios para cozinha.

Para Maria, o Tapioca do Bairro também ajudou na divulgação do seu ofício. “Tive oportunidade de mostrar meu trabalho. Já atuei na área, mas era uma coisa mais restrita. Agora, abriu mais a porta, aumentou o fluxo de clientes”, declarou a segunda colocada, que é proprietária do Ponto da Tapioca (avenida Getúlio Vargas, Centro). O prêmio de Maria foi um final de semana com tudo pago no hotel de selva Ariaú Tower, com direito a acompanhante.

Nota dez!

A chef de cozinha Martina Caminha gostou muito de participar do concurso e do nível das candidatas. “A Michele é uma menina que quer aprender. Todas as dicas que eu dei ela foi atrás. O interesse dela foi o diferencial. Se você prestar atenção à tapioca do início, tanto à doce quanto à salgada (de bacalhau com cream cheese), o que ela apresentou na terça-feira e hoje teve uma diferença absurda. O comprometimento dela com o evento também foi uma diferença em relação a Maria. Apesar da Maria fazer uma tapioca muito gostosa também”, informou Martina, complementando que, pela primeira vez, dará nota dez: para quem teve a intenção de fazer este concurso.

Em breve

E para quem espera pela segunda edição do Tapioca do Bairro, a diretora do “Magazine”, Evellin Veras, afirmou que haverá, mas ainda sem previsão de data. “Foi o primeiro teste de concurso dentro do programa, então vamos nos preparar melhor. Na primeira experiência deu tudo certo, por isso a tendência é melhorar. No próximo ano, nós vamos ter de novo ou, quem sabe, no final deste ano, dependendo das pautas do programa”. A ideia é desenvolver outros concursos dentro do seguimento do “Magazine”.

Confira a receita ganhadora:

Mil folhas de tapioca e banana flambada, de Michele Silva

Ingredientes:

300g de goma

1/2 xícara de açúcar mascavo

1/2 colher de chá de canela em pó

2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

1 colher de sopa de suco de limão

4 colheres de sopa de conhaque

8 bananas médias maduras, mas firmes

200 g de doce de leite

Modo de preparo:

Peneire a goma de mandioca.  Numa frigideira bem aquecida, espalhe a tapioca na forma de um disco.  Deixe assar por dois minutos e, em seguida, a vire para que asse o outro lado. Repita até obter quatro discos de tapioca(reserve). 

Descasque as bananas e reserve numa frigideira grande.  Derreta a manteiga ou margarina em fogo médio.  Coloque as bananas, respingue com o suco de limão e cozinhe, virando-as de vez em quando até ficarem macias.  Misture o açúcar mascavo e a canela, polvilhe sobre as bananas e deixe no fogo até o açúcar derreter.  Coloque o conhaque numa concha.  Aqueça-a sob a chama do fogão, inclinando um pouco a concha para flambar a bebida.

Despeje-a ainda flamejante sobre as bananas.

Montagem:

Sobre um disco de tapioca, distribua o doce de leite.  Coloque as bananas, cubra com mais um disco.  Monte as camadas, finalize com coco ralado(opcional)

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.