Publicidade
Entretenimento
DECORAÇÃO

Jardim na palma da mão: item ajuda a deixar ambientes urbanos mais aconchegantes

Além de trazer a natureza para dentro de casa ou do escritório, os terrários são uma ótima opção para proporcionar cor e vida aos espaços 26/02/2017 às 05:00
Show pot atelier
Apaixonada por arte, Gisa Alfaia cria pequenos jardins sob encomenda para decoração (Foto: Zamith Filho/Divulgação)
Natália Caplan Manaus (AM)

O sonho de ter um jardim é possível também para quem não tem tanto tempo ou espaço disponíveis em casa. Além de trazer a natureza para o cenário urbano, os terrários são uma ótima opção para proporcionar cor e vida aos ambientes, principalmente, apartamentos e consultórios. A proposta encantou Gisa Alfaia de Araújo, 38, que deixou de ser apenas admiradora.

“Eu já conhecia e achava um trabalho maravilhoso, porém, nunca tinha olhando de forma mais profunda. Como sempre gostei de tudo relacionado à arte, resolvi me aventurar e fazer um curso de terrários em São Paulo, na loja Jardim no Pote. Voltei apaixonada e resolvi abrir a “POT. Atelier de Plantas”, uma loja virtual onde consigo expressar essa arte de criar mini mundos dentro de um pote”, diz.

De acordo com a empresária, a utilização de plantas na decoração é crescente nos grandes centros urbanos para tornar o ambiente mais aconchegante. Dentro desse ramo, os terrários fechados viraram tendência pela versatilidade: podem ser usados como arranjo para mesa ou de parede; e até como lembrança de casamento ou aniversário.

“Eles podem ser simples, ousados, ou mais sofisticados; criados ao gosto de cada pessoa. São uma excelente opção, porque embelezam, decoram e precisam de pouquíssimo cuidado”, ressalta.

Para toda a família

Uma das principais vantagens, afirma, é a praticidade. Como os mini jardins não toleram luz solar e calor, se adaptam bem à luz artificial (dentro de casa) e só precisam ser molhados uma vez ao mês. Por isso, crianças, jovens, adultos e idosos podem ter um.

“Qualquer pessoa pode cuidar de um. Eles funcionam como ecossistemas autossuficientes. Basta borrifar um pouco de água uma vez ao mês. Essa água é absorvida  pelas plantas; como o pote está fechado, a água evapora, condensa no vidro e escorre novamente para umedecer as plantas (musgo) e o solo, formando um ciclo contínuo. Existem potes que estão fechados hermeticamente há décadas”, explica Gisa.

Diferencial

Além das plantas e da variedade de potes de vidro, o trabalho da amazonense tem um detalhe especial, que virou a marca registrada dela. “Trabalho exclusivamente com terrários fechados e, em todos, coloco uma miniatura para fazer alusão ao ‘mini mundo’. Tenho pretensão de ampliar com outros produtos do segmento. Mas, por enquanto, quero me aperfeiçoar nesse, priorizar a qualidade”, conclui.

Como fazer

Materiais necessários
- Recipiente de vidro com tampa, higienizado;
- Pedras para formar uma camada de drenagem;
- Carvão vegetal, para absorver gases;
- Terra vegetal;
- Pedriscos, areia e musgos para decoração;

Ordem para montar
- Pedras ou pedriscos de drenagem, carvão, terra e decoração de acordo com o gosto pessoal

Serviço

POT Atelier De Plantas
Produtos: terrários fechados e potes com miniaturas (loja virtual)
Contato: 99350-5036

Publicidade
Publicidade