Publicidade
Entretenimento
Vida

Manaus adere ao Sistema Nacional de Cultura

A adesão ao Sistema Nacional de Cultura é uma conquista da classe artística e cultural de Manaus que permitirá que se crie o Sistema Municipal de Cultura. Entre outras coisas, permite a realização de convênios com o Ministério da Cultura, incluindo os repasses do Fundo Nacional de Cultura 28/03/2013 às 16:26
Show 1
A Lei Municipal de Cultura é um dos itens do acordo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura e compromisso firmado pelo prefeito Arthur Neto
a crítica Manaus, AM

O prefeito Arthur Virgílio Neto assinou nesta quarta (27) - Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo - a adesão da Prefeitura de Manaus ao Sistema Nacional de Cultura, um importante acordo de cooperação federativo entre a Prefeitura de Manaus e o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

A adesão ao Sistema Nacional de Cultura é uma conquista da classe artística e cultural de Manaus que permitirá que se crie o Sistema Municipal de Cultura. Entre outras coisas, permite a realização de convênios com o Ministério da Cultura, incluindo os repasses do Fundo Nacional de Cultura.

A partir do anúncio da adesão, será programada para a próxima semana uma reunião interna na Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), para a leitura da minuta da Lei Municipal de Cultura, que será discutida posteriormente com a comunidade artística.

A Lei Municipal de Cultura é um dos itens do acordo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura e compromisso firmado pelo prefeito Arthur Neto.

Para a diretora presidente da Manauscult, Inês Daou, a adesão ao Sistema Nacional de Cultura é um credenciamento importante junto ao órgão mais representativo do Brasil no segmento da cultura.

"Com a assinatura do termo de adesão pelo prefeito Arthur Neto, recebemos um passaporte para que, efetivamente, se abra mais espaços para a atividade cultural na capital amazonense", destcaou Inês Daou. "É também um reposicionamento; de recolocar Manaus nessa rede valiosa da cultura nacional", completou a diretora presidente.

A notícia da assinatura da adesão de Manaus ao Sistema Nacional de Cultura foi comemorada por toda a equipe da Diretoria de Cultura da Manauscult, na sede do órgão municipal.

Oficinas para editais

Após lançar, na noite desta quarta (27) seus editais de cultura, a Manauscult vai promover três oficinas gratuitas, a partir da próxima segunda (01), no Café Teatro, para orientar os interessados em participar da seleção. A maratona começa dia 1º de abril, com a Oficina de Capacitação para Editais, no dia 2 é a vez da Oficina de Elaboração de Projetos; no dia 3, o da Oficina de Elaboração de Currículo, Release e Portfólios.

Publicidade
Publicidade