Publicidade
Entretenimento
reciclagem

Manaus recebe pela primeira vez uma edição do Pimp My Carroça

O evento visa atender os catadores de materiais recicláveis da cidade e acontece neste sábado, no Paço Municipal 06/10/2016 às 10:21 - Atualizado em 06/10/2016 às 11:39
Show whatsapp image 2016 10 05 at 16.52.33
Além das ações de reforma, pintura e atendimento, o evento contará com uma vasta programação cultural, articulada pelo Coletivo Difusão
acritica.com Manaus (AM)

Pela primeira vez, Manaus receberá uma edição do Pimp My Carroça, iniciativa que visa dar mais visibilidade e força aos catadores de materiais recicláveis, principais responsáveis pela coleta seletiva do Brasil e do mundo. O evento, que acontece dia 8 de outubro  no local Paço Municipal, no Centro, contará com ações de reforma e graffiti para as carroças de cerca de 40 catadores, além de atendimentos de bem estar e saúde.

Para essa edição, o movimento conta com o suporte do Greenpeace Manaus, que  apóia não só na logística, como na articulação com iniciativas e coletivos da cidade.O Pimp My Carroça contará com equipe de funileiros e marceneiros para as reformas, artistas para pintar as carroças e voluntários para ajudar na logística do dia e voluntários de bem estar e saúde, para os atendimentos aos catadores.

Além das ações de reforma, pintura e atendimento, o evento contará com uma vasta programação cultural, articulada pelo Coletivo Difusão, que atua na promoção e difusão das manifestações artístico-culturais e midiáticas, priorizando a valorização da identidade sociocultural manauara, assim como a revalorização dos espaços urbanos e a conscientização ambiental.

O Pimp My Carroça em Manaus faz parte de um circuito inédito do projeto: 05 cidades diferentes em um único ano. Realizado via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio Ball, líder na fabricação de embalagens para bebidas no mundo, o projeto já passou por Bragança Paulista (13/08), Sâo Paulo (27/08), Cuiabá (03/09) e chegará à Brasília ainda em 2016.

“Essa maratona do Pimp My Carroça comprova que os catadores estão por todo o país e que precisam ser vistos e valorizados. Já estivemos em diversas cidades levando versões menores e estamos muito empolgados em poder percorrer o Brasil e atender muito mais catadores de uma só vez. Que seja o primeiro de muitos circuitos, reconhecendo cada vez mais o trabalho desses agentes ambientais da reciclagem”, explica Mundano, artivista e idealizador do movimento.

Sobre o Pimp My Carroça

É um movimento que atua desde 2012 tirando os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade por meio da arte, sensibilização, engajamento e participação coletiva. Desde o seu início, já foram pimpadas 642 carroças, com a participação de 499 grafiteiros, 1.573 voluntários em 35 cidades de 8 países diferentes, como Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Belém, Salvador, Curitiba, Nova Iorque (EUA), Lima (Peru) e Pristina (Kosovo). Mais informações: http://www.pimpmycarroca.com.br.

Serviço

O quê: Pimp My Carroça Manaus
Quando: 08 de outubro, 9h às 19h
Onde: Paço Municipal, no Centro.
Entrada Franca

Publicidade
Publicidade