Publicidade
Entretenimento
Vida

Manaus recebe programação da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

O evento gratuito é composto por 41 filmes, entre longas e curtas-metragens nacionais e internacionais. As exibições acontecem até o dia 29 de novembro, no Les Artistes Café Teatro do Centro 24/11/2014 às 12:24
Show 1
Documentário "Que bom te ver viva" de Lúcia Murat abre a mostra
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Inspirada nos 50 anos do golpe civil-militar, a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira (24) em Manaus,  no Les Artistes Café Teatro, no Centro. A programação é composta por 41 filmes, entre longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, alguns deles inéditos, que abordam questões ligadas aos direitos humanos e educação em toda a América Latina e o Hemisfério Sul. Na sessão de abertura, o filme exibido será “Que Bom Te Ver Viva”, documentário de Lúcia Murat sobre oito mulheres que foram presas durante o período da ditadura militar.

A cineasta carioca segue o debate em torno dos anos de chumbo com um pequeno panorama de sua produção cinematográfica incluída na “Homenagem Lúcia Murat”. “O Brasil é uma marca constante na carreira de Lúcia Murat. Visto pela ótica estrangeira, dissecado em sua História remota ou contemporânea, nosso país vem ganhando um retrato complexo, amoroso e doloroso nos filmes de uma cineasta que é mais do que merecedora desta homenagem”, opina Rafael de Luna Freire, coordenador da mostra.

A novidade que o evento traz em 2014 são filmes produzidos não só na América do Sul, como nos outros anos, mas também em países do Hemisfério Sul, como Egito e Jordânia. A “Mostra Competitiva” com 24 longas, médias e curtas-metragens, em que as plateias elegem os melhores filmes através de votação popular, é destaque na programação, assim como a “Sessão Inventar com a Diferença”.

Esta sessão exibe filmes-carta produzidos por alunos de escolas públicas do país que participaram do projeto “Inventar com a Diferença”, que levou cinema e direitos humanos para cerca de 300 escolas no primeiro semestre de 2014. O documentário “Pelas Janelas”, produzido por alunos da UFF a respeito do Inventar, também ganhará primeira projeção pública na sessão. 

“Compreendendo que, para avançar na realização progressiva dos Direitos Humanos, é necessário aprofundar o debate.Esperamos que esta mostra contribua para a construção de uma cultura de respeito e valorização das diferenças”, aposta Ideli Salvatti, ministra da SDH/PR. 

A mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e acontece até o dia 29 de novembro, no Les Artistes Café Teatro. O evento é gratuito e as sessões possuem opções de acessibilidade, como audiodescrição para pessoas com deficiência visual e closed caption para os deficientes auditivos. A programação completa pode ser conferida no site

SERVIÇO

O quê: Sessão de abertura da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

Quando: 24/11 (segunda), às 19h30

Onde: Les Artistes Café Teatro – Avenida Sete de Setembro, 377 – Centro

Quanto: Gratuito



Publicidade
Publicidade