Publicidade
Entretenimento
Próximo sábado (18)

Manaus recebe shows gratuitos no festival Dia da Música, no próximo sábado (18)

O evento será realizado a partir das 14h, no Parque Rio Negro, e vai abrigar shows de Xaxaras Roots, Jander Manauara, Cabocrioulo, Alaídenegão e The Stone Ramos 14/06/2016 às 18:41
Show sem t tulo
Músicos da Alaídenegão vão dividir o microfone com o rapper Jander Manauara e os colegas de Xaxaras Roots, Cabocrioulo e The Stone Ramos (Foto: Divulgação)
Jony Clay Borges Manaus

Manaus será uma das cidades de 12 Estados no roteiro do Dia da Música 2016, que acontece neste sábado (18) em todas as regiões do Brasil. A edição amazonense do festival será realizada a partir das 14h, no Parque Rio Negro, que vai abrigar shows de cinco artistas e bandas locais: Xaxaras Roots, Jander Manauara, Cabocrioulo, Alaídenegão e The Stone Ramos. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A primeira edição do Dia da Música em Manaus reúne artistas e grupo de destaque da cena musical independente de Manaus. O line up de artistas e bandas segue a proposta do evento nacional, que em sua primeira edição teve dezenas de palcos e shows de mais de cem artistas da nova geração da música brasileira.

“A proposta do Dia da Música pelo Brasil inteiro é divulgar a música alternativa, feita por artistas que não têm contratos com grandes gravadoras e que batalham para produzir e divulgar seu trabalho”, assinala Patrícia Vaz, coprodutora do festival em Manaus ao lado de Carla Conorí.

Indie

A seleção de atrações para o evento em Manaus, de acordo com a produtora, reflete a diversidade da música independente feita em Manaus. A lista inclui representantes de punk rock, hip hop, rock experimental e brega, e inclui tanto nomes iniciantes do cenário amazonense quanto outros de destaque na cena local e em ascensão nacional.

“Nossa proposta era a de ter um evento bem diversificado. O show começa com uma banda de punk rock formada há apenas dois anos, seguida por uma apresentação de Jander Manauara, artista do Hip Hop da cidade.  Logo após tem a Cabocrioulo, que é uma das mais antigas da música alternativo de Manaus, seguida da Alaídenegão, hoje uma sensação nesse circuito na cidade. E, para encerrar a festa, vem a Stone Ramos com seu som irreverente e escrachado”, resume Patrícia.

Segundo a produtora, o line up de artistas e bandas participantes da iniciativa pelo Brasil compõe um mapa da cena musical independente no País. “A proposta dos curadores do Dia da Música é mapear os lugares onde existe uma cena musical alternativa, onde ela é forte, onde as pessoas estão trabalhando”, aponta ela. “Acho muito valiosa essa oportunidade”.

Difusão

A inclusão de Manaus no roteiro do Dia da Música, para Patrícia, vai ajudar a difundir um pouco do cenário musical alternativo da cidade no restante do País. “Hoje temos bandas lá fora como a Luneta Mágica, que está em São Paulo. Mas, por mais que esses grupos saiam daqui e vão para lá, os agentes e produtores culturais de outros Estados não sabem muito o que acontece aqui”, avalia a produtora.

Além da integração com outros circuitos pelo País, o festival em Manaus busca chamar a atenção do público local. “A música independente já tem um público cativo, mas é um público restrito. Há gente que nunca ouviu falar de Alaídenegão ou Cabocrioulo, por exemplo. A ideia é fazer as pessoas daqui também conhecerem s artistas locais”, explica Patrícia.

“Nossos dois principais objetivos, afinal, é buscar quebrar a barreira geográfica entre o Norte e o Sudeste, desfazendo o estereótipo de ‘periferia cultural’, e também fazer que as pessoas daqui conheçam e respeitem os artistas locais”, conclui a produtora.

Mudança de local

Anteriormente programado para acontecer no Largo de São Sebastião, o Dia da Música em Manaus foi relocado para o Parque Rio Negro.

A mudança, de acordo com os organizadores, foi devida ao trajeto da Tocha Olímpica e ao impacto da passagem do ícone das Olimpíadas pelo Centro da cidade. A data, a programação e os horários do evento foram mantidos.

Line up

14h Xaxaras Roots (Punk/Rock)
15h Jander Manauara (Rap/Hip Hop)
16h30 Cabocrioulo (Alternativa/Samba/Rock)
18h Alaídenegão (Alternativa/Forró/Rock)
19h30 The Stone Ramos (Alternativa/Rock/Brega)

Serviço

O quê: Dia da Música 2016 em Manaus
Onde: Parque Rio Negro, rua Beira Mar, 121, São Raimundo
Quando: Sábado (18), das 14h às 21h
Quanto: Gratuito
Informações: www.diadamusica.com.br

Publicidade
Publicidade