Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Vida

Manaus recebe temporada de musicais nos palcos

Capital amazonense será palco para as produções multiartísticas 



1.jpg
Nova Igreja Batista apresenta sua versão do clássico
07/07/2015 às 09:13

Envolver diversos segmentos artísticos no palco, quase que simultaneamente, é o papel dos musicais, que vêm cada vez mais ganhando espaço não só em outros lugares do Brasil, mas também em Manaus. Sejam eles de caráter biográfico – retratando a história de artistas e outras personalidades - ou propondo a releitura de histórias clássicas em filmes ou livros, essas manifestações artísticas parecem ter o que é chave para cair nas graças do público.

Celebrando a trajetória de um dos mais incríveis artistas populares do Brasil, quem dá as caras pela cidade é o musical “O Eterno Aprendiz Eterno – Gonzaguinha”, que será apresentado nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Teatro Manauara. A obra, que retrata a relação do artista com seus principais “instrumentos de trabalho” – entre estes a palavra e a música – trará o ator Rogério Silvestre interpretando o protagonista da história.

Ao todo, 16 canções serão interpretadas na apresentação, a exemplo de “Começaria Tudo Outra Vez”, “Moleque” e Explode Coração”. Desde os momentos da infância do cantor e compositor vividos no Morro de São Carlos, no Rio de Janeiro, até a relação tempestuosa nutrida com o pai, Gonzagão, estão em voga no espetáculo, assim como as vivências de Gonzaguinha com a ditadura militar, o senso crítico sobre o amor, as questões sociais sobre a vida e sobre o morro em que viveu.

Ao todo, dois cantores e cinco músicos compõem a banda que irá tocar as músicas do artista no musical, muitas delas em ritmos como baião, bolero e samba. Todos os músicos do espetáculo tem a obra de Gonzaguinha como uma de suas principais influências em sua vida artística. A dramaturgia do show é assinada pelo poeta paraibano Gildes Bezerra, responsável pelos roteiros dos shows “Dom Quixote” e “Pre–8 – Radio Nacional”.

Verdadeiro amor

Para quem gosta de produções cristãs, uma boa pedida é o musical “A Bela e a Fera”, idealizado pela Nova Igreja Batista (NIB), que acontece do dia 10 a 19 de julho, na sede da igreja. A unidade é famosa pela produção do espetáculo anual “Um Sonho de Natal”, e de acordo com o pastor de jovens e diretor geral da produção, Leandro Caiado, musicais como “A Bela e a Fera” são uma espécie de “esquenta” para o espetáculo que ocorre no fim do ano.

Ao todo, 900 pessoas estão envolvidas voluntariamente no projeto – entre atores, cantores, dançarinos e artistas circenses, divididos nos setores de pantomima, tecido aéreo, orquestra, patins artístico, coral, entre outros. “A mensagem da Bela e a Fera é propícia, porque na história a Fera está sob a maldição de um bruxo, e somente o verdadeiro amor pode libertá-la para transformá-lo em príncipe. A Bela, no caso, representa o verdadeiro amor de Cristo, enquanto a Fera somos nós, os homens”, coloca, lembrando que, no espetáculo, é feito um paralelo entre o amor de Deus e o amor de Bela.

Os efeitos especiais – pontos fortes das produções da NIB – continuam imperando no musical. “Na cena em que a Fera se lamenta que o tempo dela está se esgotando, por exemplo, a percussão se torna um relógio gigante que ‘ataca’ o personagem. Junto com a percussão, dançarinas segurando pétalas de rosas formam uma rosa gigante no palco, e, conforme ela vai desabrochando, suas pétalas vão caindo no chão”, adianta ele. O setor de patins artístico é outro que traz surpresas. “Na parte em que a Fera se olha no espelho, os patins vão formar vários espelhos no palco, para que a Fera não esqueça que a aparência dela ainda é aquela”, conclui Caiado.

Serviço

O quê: Musical “O Eterno Aprendiz Eterno – Gonzaguinha”

Quando: 31/07 e 01/08, às 21h

Onde: Teatro Manauara (Av. Mario Ypiranga Monteiro, 1300, Adrianópolis)

Quanto: Setor A (R$ 60)/Setor B (R$ 50)

infos: (92) 3342-8030

O quê: Musical "A Bela e a Fera"

Quando: De 10 a 19/07, às 20h (todos os dias); 17h e 20h (sábados); 15h, 17h30 e 20h (domingos)

Onde: Nova Igreja Batista (Av. Torquato Tapajós, 444)

Quanto: Gratuito

infos: (92) 3236-6218



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.