Publicidade
Entretenimento
Vida

Maquiadora e vlogger Alice Salazar faz sucesso na web ensinando o 'make' perfeito

Canal da maquiadora profissional tem mais de 780 mil inscritos e auxilia mulheres que não sabem se maquiar a arrasar nos looks 18/01/2015 às 11:58
Show 1
Alice tem um canal de vídeos no Youtube e já lançou a própria linha de maquiagem
Natália Caplan Manaus (AM)

Diferentemente do que a maioria dos homens imagina não são todas as mulheres que sabem se maquiar. Isso mesmo. Algumas  nem sabem qual cor do batom escolher ou o pincel — a variedade de tipos e tamanhos é inacreditável — é ideal para cada tipo de produto para o rosto. Porém poucas assumem que isso não é algo que se “nasce sabendo” ou sempre se aprende na infância com as bonecas.

E é justamente esse público que a vlogger Alice Salazar, 32, alcançou graças à facilidade proporcionada pela

Internet. Lá de Porto Alegre (RS), ela dá “aulas” de maquiagem por meio de um canal pessoal no Youtube. Com vídeos assistidos diariamente por milhares de moças de todas as idades, inclusive de Manaus, ela se tornou famosa, viaja o País todo para ministrar workshops de beleza e até lançou a própria linha de produtos. 

“A maquiagem está muito ligada à autoestima! Eu me preocupo sempre, quando vou maquiar alguém, em atingir a expectativa da pessoa para que ela se olhe no espelho e se sinta linda e poderosa para qualquer ocasião”, diz a maquiadora, que descobriu a paixão pela arte ao observar a mãe, Margarete, também especialista da área. “Ela me ensinou tudo; foi e ainda é uma grande inspiração para mim”, afirma.

Alice trabalha como maquiadora há 18 anos, metade deles profissionalmente. E começou a “praticar” ainda na adolescência. Ela trocou a faculdade de design de produtos pelo curso de estética e cosmética. “Comecei a maquiar quando tinha 14 anos, para conseguir uma grana extra. Sempre gostei de beleza e moda. Desde criança, admirava a minha mãe maquiada, bem arrumada. Cresci nesse meio e o interesse só aumentou”, lembra.

Porém, apesar de ter sido criada em meio às pinturas, a gaúcha não concorda com o uso feito por crianças. Acredita que a idade certa depende do desenvolvimento de cada menina.

“Usar maquiagem como brincadeira, em uma tarde com as amiguinhas, ou numa apresentação de ballet, tudo bem. Mas se a cada evento que a criança tiver teimar em usar maquiagem, eu não acho legal. É inadequado”, enfatiza.


Novidades

Na soma de todos os vídeos publicados na rede social, já são 68 milhões de visualizações. A gaúcha também escreveu “De Bem com o Espelho” e possui uma linha de cosméticos própria, com produtos testados e escolhidos por ela mesma. “Não esperava todo esse reconhecimento. É comum ver esse assédio com cantores ou artistas de televisão. Como personalidade de Internet, achei novidade”, afirma surpresa com a fama.

Nos vídeos da vlogger, há produtos de várias marcas nacionais e internacionais. Entretanto, ela lançou a própria linha de maquiagem e promete mais novidades a caminho. “Gosto de apresentar produtos com qualidade. Assim, também criei uma marca própria de maquiagem, que atualmente conta com dez itens entre sombra, batom, glitters, sabonete líquido demaquilante, entre outros”, diz.

Recentemente, Alice lançou o site www.alicesalazar.com.br, onde compartilha dicas, vídeos, agenda dos workshops e outras curiosidades. Ela tem planos de, ainda em 2015, colocar mais uma publicação nas livrarias e oferecer mais itens da marca AS. “Já comecei a preparar um novo livro e pretendo lançar mais produtos da minha linha de maquiagem”, declara.

Passo a passo

Com mais de 787 mil inscritos, o vlog de Alice Salazar nasceu quatro meses após ela criar o blog “Espelho Meu”, em 2010. Porém, nada como mostrar, na prática, maquiagens para arrasar em festas, no trabalho, entre outras necessidades da rotina feminina. “Fiquei com vontade de fazer tutoriais em vídeo, que pudessem mostrar, para as leitoras, passo a passo”, explica.

A gaúcha tem fãs assíduas, gratas pela “revelação” dos mistérios da maquiagem no Brasil e exterior. “Recebo várias mensagens de seguidoras que não sabiam quase nada (de maquiagem) e, hoje, já conseguem fazer ‘makes’ difíceis com facilidade. Elas mandam fotos, agradecem. Isso é extremamente gratificante”, afirma. Em Manaus, inclusive, a jovem Stephany Aroucha, 22, é um exemplo de “discípula” de Alice.

A amazonense não sabia fazer uma pintura básica para o dia a dia e, hoje, mesmo sem ser maquiadora profissional, recebe convites para embelezar as amigas e não sai de casa de “cara limpa” nem para ir à padaria. “Eu andava que nem um menino, não sabia me arrumar, muito menos, me maquiar. No máximo, usava um pó compacto e um batom cor da pele. Parecia uma morta-viva”, lembra aos risos.

Há pouco mais de um ano, quando começou a trabalhar em uma grande rede de lojas local, virou alvo de piadas e decidiu mudar. “Eu era vista como um ‘homenzinho’. Descobri o vlog da Alice Salazar e me

apaixonei pela maneira que ela ensina. Assisti vários outros canais, mas não me identifiquei. Gosto dela porque é engraçada e ensina de uma forma simples”, ressalta.

Do estilo “moleque” para “mulherão”, Stephany não apenas aprendeu maquiagens para qualquer ocasião, como passou a ser requisitada. “Com ela (Alice Salazar), aprendi não somente a me maquiar, mas a maquiar outras pessoas. Não sou expert, mas dá para fazer algo bonito. Às vezes, minha casa fica cheia de meninas para eu produzir. Até uma noiva quer que eu a maqueie no casamento”, conclui.


FRASE - Alice Salazar: maquiadora e vlogger

O que nunca pode faltar na bolsa de uma mulher? Rímel, sombra marrom, blush, pó e gloss labial. Vai que você é convidada para sair de última hora? A sobra marrom dá profundidade, o pó controla a oleosidade, o gloss hidrata e ilumina os lábios, o rímel, por sua vez, dá vida ao olhar. Ou seja, esses cinco produtinhos complementam qualquer produção” 

Destaque

De acordo com a maquiadora profissional e vlogger Alice Salazar, as principais tendências para o verão 2015 são as sobrancelhas fartas: as sombras em tom pastel, marrom e dourado e o batom laranja, que é “um dos queridinhos da estação” nas palavras dela. E “a pele deve estar leve e iluminada”.


Publicidade
Publicidade