Publicidade
Entretenimento
Vida

Maratona de animação brasileira e documentário premiado fecham 3ª SEDA em Manaus

Semana do Audiovisual 2013 traz o premiado e elogiado documentário "Elena", da cineasta Petra Costa, e uma maratona de animações nacionais para animar o Dia dos Pais 09/08/2013 às 23:06
Show 1
Cena do documentário "Elena", da cineasta Petra Costa
Mônica Dias Manaus

A terceira edição da Semana do Audiovisual (Seda) em Manaus acaba neste domingo (11), com uma programação especial para o Dia dos Pais, no Parque Cidade da Criança, localizado no bairro Aleixo. Mas a programação do fim de semana começa no sábado, quando o evento exibe cinco horas de material audiovisual no espaço do Café Teatro - localizado na avenida Sete de Setembro, no Centro da cidade -, incluindo o premiado documentário "Elena", da cineasta Petra Costa. Todas as atividades são gratuitas.

No sábado, ocuparão o Café Teatro três mostras audiovisuais, entre 16h e 21h. A primeira será de videoclipes de bandas regionais, incluindo os inéditos “Fitas Livres”, da Malbec, e “Outro Tempo”, da Roodie.

Em seguida, será a vez da mostra da seleção nacional feita pela distribuidora de filmes digitais DF5. Entre os trabalhos selecionados, está o documentário da amazonense Keila Ferruya: “Nessa cidade, todo mundo já bebeu na Bica”, sobre a Banda da Bica e seu fundador, o português Antônio.

A última mostra será a de longas-metragens, incluindo o documentário “Elena”. O filme conta a história da irmã da cineasta - que foi tentar a carreira de atriz em Nova York no fim dos anos 80 e acabou se matando -, revisitando toda a história de personagem-título e traçando um paralelo entre as escolhas de vida das irmãs.

O longa venceu vários prêmios (incluindo todos os da categoria documentário do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro) e recebeu elogios como "uma das experiências mais agudas que eu já vivi no cinema" e "um filme que provoca 60 insights por minuto", feitos por ninguém menos que Walter Salles e Fernando Meirelles, respectivamente.

Para pais e filhos
No domingo, O Seda leva uma maratona de animações nacionais para o Parque Cidade da Criança. Os desenhos fazem parte de uma coletânea de curtas feitos por animadores brasileiros para participar de mostras e concursos de todo o País. A mostra de animações começa 16h e termina às 20h.

Publicidade
Publicidade