Publicidade
Entretenimento
Gastronomia

Empresa amazonense aposta em pães e bolos para dietas com restrição de glúten e lactose

Conheça a história da Same Same, que investiu na panificação e confeitaria voltadas para dietas restritivas 28/07/2016 às 23:26
Show samesame.2jpg
A empresária Talita Benicio, criadora da Same Same, especializada em pães e doces livres de glúten e de lactose (Foto: Clóvis Miranda)
Lucy Rodrigues Manaus (AM)

Comer um pão fresquinho ou um bolo delicioso com café é um hábito diário de muita gente, mas que pode se transformar em um suplício para quem tem restrições alimentares como intolerância à lactose, doença celíaca, alergia à proteína do leite, ao glúten, ou mesmo para aquelas pessoas que buscam manter a boa forma.  Apesar de a indústria estar se voltando mais para esse público, ainda são poucas as opções  e muitas vezes elas passam longe de agradar o paladar. Foi após enfrentar um grave problema de saúde que a empresária carioca que vive em Manaus Talita Benicio se viu diante desse dilema.

“Trabalhei por muitos anos em uma grande multinacional. Em 2012 fui transferida para a Índia e desde lá comecei a me sentir muito mal fisicamente.  Fui aos médicos e me falavam de infecção intestinal, por conta da falta de higiene de lá, mas não conseguia um diagnóstico fechado.  Dois anos depois, fui transferida para o Vietnã e já estava bem debilitada.  Um dos médicos de lá disse que possivelmente eu estaria com câncer no estômago, mas a comunicação era ruim, ele era francês e pouca gente falava inglês.  Em março de 2015, pedi demissão e voltei para o Brasil. Fiz vários exames e passei por vários médicos até uma nutróloga me diagnosticar com uma alergia tardia à proteína de leite de vaca e uma sensibiidade ao glúten”, relata.

A partir daí, sem saber o que comer, Talita resolveu investir em cursos e capacitação para aprender a cozinhar seus alimentos.  “Bateu aquele desespero que dá em todo mundo que tem que seguir uma dieta. Tudo o que eu encontrava era muito feio, muito caro e sem gosto.  Fiquei em São Paulo por um período, fiz vários cursos e daí tive ideia de transformar isso em negócio. Pensei que Manaus, onde já tinha morado com a família, era ideal porque tinha uma demanda gigantesca e pouca oferta. Me mudei novamente em setembro de 2015 e comecei a fazer pães na minha casa”. 

Assim surgiu a Same Same, marca que já distribui pães, focaccias e bolos sem glúten e sem lactose para lojas e supermercados da capital amazonense. 
“No começo quem comprava eram meus amigos para me ajudar. Fazia na minha casa e não vendia focando em alérgicos. Em dezembro do ano passado mudamos para uma nova  cozinha  100% livre de contaminação cruzada. Nunca passou farinha de trigo nem leite no nossos equipamentos. Inicialmente não tínhamos onde vender. Participávamos de eventos gastronômicos, tivemos barraquinha na feira da Eduardo Ribeiro. Hoje já distribuímos nossos produtos para seis lojas em Manaus, incluindo o Pátio Gourmet, nosso maior cliente”, comemora. 

Produtos
O primeiro produto criado foi a focaccia, espécie de pão italiano que é o carro chefe da marca. Depois, os pães de batata doce, abóbora e multigrãos. Juntaram-se às opções doces o bolo de cenoura, cacau e macaxeira.  O preço médio dos produtos nas lojas fica entre R$ 18 a R$ 37.
“A base dos produtos é a farinha de arroz- integral ou normal - e farinhas funcionais como as de chia, linhaça, quinoa e grão-de-bico, uma das nossas principais matérias-primas. Não usamos óleo de soja e nem açúcar branco. Só o  demerara ou mascavo o azeite de oliva, óleo de coco e de 
girassol”. 

No começo, Talita conta que queria muito focar nos alérgicos, mas hoje percebe que a maioria da clientela é de pessoas que não têm nenhum tipo de intolerância ou alergia. “Hoje percebo que 60% dos clientes são pessoas que buscam uma alimentação mais saudável”.  Mas ela explica que seus produtos não são  comida fit. “Eu uso açúcar e farinha, mas foco na qualidade e em ingredientes mais saudáveis. Daí o nome e o slogan da marca ‘Same Same  (que quer dizer igual  em inglês) igual, mas diferente’”, conclui.

Serviço

O quê: Same Same- panificação e confeitaria sem glúten e sem lactose

Onde:  Pátio Gourmet (Djalma Batista), Mundo Verde (Vieiralves e Parque 10), Linhaça Dourada e outros

Encomendas: (92) 98214-2403

Instagram: @same same_imd

Publicidade
Publicidade