Publicidade
Entretenimento
Vida

Márcia Siqueira é a novidade do Carnaboi 2013; confira a programação

Para conduzir o espetáculo bumbá em meio aos ares de Carnaval, Márcia gravou canções do Garantido, como ‘Dança de Fogo’, ‘Eldorado’ e ‘Povo de Alma Vermelha’. “Vamos ter uma apresentação acompanhados de 40 bailarinos dançando em frente ao trio". Confira a programação completa do evento 22/01/2013 às 19:22
Show 1
Detalhe do tururi da cantora Márcia Siqueira, para o Carnaboi 2013
Laynna Feitoza Manaus, AM

Os preparativos para o Carnaboi 2013 já estão a todo vapor. A grande festa, comandada pelo ritmo amazônico embalado pelas toadas dos bumbás está com a sua 13ª edição prevista para ocorrer este ano nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Sambódromo, situado na Avenida Pedro Teixeira, bairro Planalto. No período das festividades carnavalescas, as escolas de samba também dão lugar às manifestações culturais da terra, sob as cores azul e vermelha, provenientes dos bois Garantido e Caprichoso.

A novidade deste ano é a cantora Márcia Siqueira, que foi convidada para participar do Carnaboi como comandante de um trio, o que o fará pela primeira vez. De acordo com Siqueira, o convite representa uma grande honra e a consolidação de artistas de toadas femininas.

“A importância é abrir caminhos, é consolidar de fato a mulher cantando toadas. Não é que haja preconceito, mas sim um pouco de desconfiança. Acredito que seja pelo fato de ser uma área dominada pelo público masculino e agora é a mulher chegando, dando uma outra cara. É um ramo que integra inovação”, salientou a cantora.

Conforme Siqueira, o primeiro evento de bumbás que teve mulheres na condução de toadas foi o Boi Manaus do ano retrasado, de 2011. “No Boi Manaus nós tivemos o trio das Guerreiras da Amazônia, que teve artistas como Vanessa Alfaia, Mara Lima, Muanita Rangel, Ianaira e Ana Cláudia”, lembrou.

Para conduzir o espetáculo bumbá em meio aos ares de Carnaval, Márcia gravou canções do Garantido, como ‘Dança de Fogo’, ‘Eldorado’ e ‘Povo de Alma Vermelha’. “Vamos ter uma apresentação acompanhados de 40 bailarinos dançando em frente ao trio. Eles fizeram uma coreografia em cima desta versão que fiz de ‘Dança do Fogo’. Vou cantar algumas das toadas mais tradicionais como Ameríndia, Miscigenação entre outras”, afirmou, complementando que seu intuito também é apresentar canções do seu último CD, intitulado ‘Ritual’.

Márcia Siqueira adiantou ao acritica.com que quem adquirir o tururi da cantora vai ganhar um kit com o CD Ritual, recém lançado em Manaus. O tururi possui a mesma arte do álbum Ritual estampada. "Está muito lindo, as pessoas vão gostar", comemorou.


Tururi

Para poder curtir a festa dos bumbás no Carnaval, é necessário portar o tururi, adorno gratuito que atua na identificação das pessoas que irão seguir o trio dos bois. O acessório para a festa de 2013 poderá ser obtido no Shopping do Tururi, que será aberto no dia 29 de janeiro e irá até o dia 10 de fevereiro, às 20h, no Largo Mestre Chico, localizado na Avenida Beira Rio (Manaus Moderna), bairro Centro.

Entre as atrações confirmadas para o Carnaboi 2013, estão, na ala do Caprichoso, David Assayag, Junior Paulain, Edilson Santana, Marujada de Guerra, Arlindo Júnior, Márcio do Boi, Canto da Mata, Prince Tribal, Renato Freitas, Itamar Benarrós, e Klinger Araújo.

Já a ala vermelha e branca receberá Sebastião Júnior, Israel Paulain, Tony Medeiros, Batucada, Banda Garantido Show, Carlinhos do Boi, Márcia Siqueira, Gaspar Medeiros, Tuãn, Carrapicho e banda Kamaiurá. Os bois bumbás de Manaus que farão parte da festa são o Corre Campo, Brilhante e Garanhão.

No anúncio oficial da programação do Carnaboi 2013, o titular da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC-AM), Robério Braga, disse que serão 25 apresentações artísticas no trio elétrico. O secretário afirmou ainda que a estrutura do Sambódromo e do calendário permanece as mesmas dos anos anteriores. Serão 10 desfiles por dia, onde cada trio terá 40 minutos para a evolução na passarela.

"Vamos fazer tudo o que o governo sempre fez. O objetivo é trazer o boi de Parintins para fazer com que a população manauara se identifique. É o Carnaboi que faz a diferença no carnaval de Manaus", destacou, lembrando também que, para esta edição do Carnaboi, foram investidos R$ 2 milhões, e que cerca de 200 mil pessoas são esperadas para o evento deste ano.

"Sem dúvida é um carnaval diferente. Você tem o carnaval da Bahia com o axé, você tem em Olinda os blocos de bonecos e aqui temos o Carnaboi, que é o carnaval com o ritmo da gente, o carnaval do ritmo do boi bumbá, que caracteriza muito bem a diferença para o carnaval brasileiro. É um evento consolidado, que deu certo”, avaliou o titular da SEC.

Durante o anúncio, Braga criticou também a pouca atenção dedicada à cultura bumbá no estado após o Carnaboi. "Nós temos um problema grave. Quando passa o evento (Carnaboi), cada um vai cuidar do resto. O Largo Mestre Chico pode ficar todo fim de semana, por exemplo, com um evento de boi", levantou o secretário.


DVD 'Arlindo Júnior com a Galera' celebrará centenário dos bumbás

Para comemorar o centenário dos bumbás de Parintins, o cantor Arlindo Júnior anunciou a gravação de seu DVD, intitulado ‘Arlindo Júnior com a Galera’, no próximo dia 3 de fevereiro, no Shopping do Tururi. 

“São 21 toadas só da galera; toadas para dançar, como ‘Ritmo Quente’, ‘Pesadelo dos Navegantes’, e toadas também do ano passado, tanto do Caprichoso como do Garantido. São toadas que a galera curte nos últimos 10 anos, chegando até o ano passado”, confirmou o ex-levantador e ex apresentador de toadas do Caprichoso. O DVD deve ser lançado no próximo mês de março.

Conforme Arlindo, o diferencial deste trabalho se refere à interação entre os bois Garantido e Caprichoso. Interação que será proporcionada para celebrar o centenário dos dois bois, que acontece este ano.

“Já fizemos a pré-produção, que está muito bacana. Aproveitaremos para fazer a homenagem aos dois bumbás, porque eu vou cantar toadas dos dois bois. Vamos fazer também duas músicas inéditas, uma para o Caprichoso e outra para o Garantido falando dos 100 anos. Convidaremos a Batucada, e os itens de um e de outro, e a galera vai curtir”, assegurou Júnior.

Programação do Carnaboi 2013 - Dia 11

20h - 20h40- CARLINHOS DO BOI

20h45 - 21h25 - BOI BUMBA GARANHÃO

21h30 - 22h10 - GASPAR MEDEIROS

22h15 - 22h55 - JUNIOR PAULAIN

23h - 23h4 - BOI BUMBA CORRE-CAMPO 

23h45 - 0h25 - KLINGER ARAUJO & ITAMAR BENARROS

0h30 - 1h1 - ARLINDO JUNIOR

1h15 - 1h55 - DAVID ASSAYAG

2h - 2h40 - BATUCADA & ISRAEL PAULAIN

2h45 - 3h25 - BOI BUMBA BRILHANTE 

Programação do Carnaboi 2013 - Dia 12

20h - 20h40 - BANDA KAMAIURÁ & TUÃN 

20h45 - 21h25 - MARCIO DO BOI 

21h30 - 22h10 - BANDA GARANTIDO SHOW

22h15 - 22h55 - MARUJADA DE GUERRA

23h - 23h40 - SEBASTIÃO JUNIOR

23h45 - 0h25 - EDILSON SANTANA

0h30 - 1h10 - MARCIA SIQUEIRA & CARRAPICHO

1h15 - 1h55 - PRINCE DO BOI  & CANTO DA MATA

2h - 2h40 - TONY MEDEIROS 

2h45 - 3h25 - RENATO FREITAS



Publicidade
Publicidade