Publicidade
Entretenimento
Vida

Margareth Menezes revisita repertório de conterrâneos

A cantora baiana acaba de lançar o CD e DVD "Para Gil e Caetano", interpretando algumas das músicas mais famosas dos dois artistas 16/05/2015 às 09:04
Show 1
Preta e Gilberto Gil foram convidados para a gravação do DVD de "Maga"
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Conhecida por seu repertório “solar”, identificado com o axé e o afropop, a cantora baiana Margareth Menezes acaba de lançar o CD e DVD “Para Gil e Caetano”, em que interpreta algumas das músicas mais famosas dos seus conterrâneos. O show que agora ganha registro em áudio e vídeo, no entanto, é de 2012, e nasceu do desejo da artista de render homenagem aos compositores pelos seus 70 anos de idade.

O lançamento não poderia vir em melhor hora, já que Gil e Caetano desta vez comemoram meio século de carreira e amizade. Margareth atribui a coincidência a uma “conspiração do universo, um presente”. “Esse projeto caminhou sozinho e ganhou força. Fizemos várias apresentações e o pessoal do Canal Brasil teve acesso ao material e me convidou para fazer o DVD, selando nossa terceira colaboração”, conta ela, que recebeu carta branca para dar seu toque ao repertório dos gigantes da música brasileira.

De lá para cá, o projeto amadureceu e chegou a ser apresentado para 6 mil pessoas a céu aberto. “É um show enxuto, com violão, guitarra e percussão. Contrasta com a ideia de ‘verão’ que passo com meu trabalho”, comenta a cantora, que não incorreu na tentação de incluir seus hits (“Faraó”, “Elegibô”, “Dandalunda”, etc.) no repertório numa pretensa tentativa (própria da indústria da música) de alcançar um público maior.

Em “Para Gil e Caetano”, Margareth atualiza sucessos como “Milagres do Povo”, “Expresso 2222”, “Refazenda” e “Um Índio”, porém são as suas entonações bem colocadas e a atitude em cima do palco que trazem frescor ao trabalho. O formato acústico do show também reserva algumas surpresas para os fãs da cantora, que aparece tocando violão e ukulele. “Comecei tocando guitarra na minha banda, depois fiquei mais confortável e viciada em cantar. Por causa desse show, agora estou retomando esse lado, mesmo que timidamente, e estou precisando me dedicar mais para acompanhar melhor”, confessa.

Legado

Além do homenageado Gilberto Gil, participam do show de gravação as cantoras Rosa Passos e Preta Gil, o cantor baiano Saulo e ainda Moreno Veloso e Bem Gil. Caetano, que estava fora do País quando o DVD foi gravado, canta com Margareth em uma tomada feita em estúdio. Acompanham a cantora a guitarra de Adail Scarpelini e as percussões de Gutto Messias e Daniela Penna. O cantor e compositor baiano Alexandre Leão complementa a formação com voz e violão e assina a direção musical do show.

A escolha do repertório seguiu um critério “sentimental e afetivo”, ela diz. “São músicas que me tocaram em algum momento da vida, que eu gosto de cantar, dançar”. Escolhida para abrir a apresentação, “O Quereres”, de Caetano, já tinha inclusive sido gravada pela cantora. Sobre a identificação com a música, Margareth conta: “Tem coisas que provocam transformação no coração da gente e também tenho essa maneira de me relacionar com a vida”.

As influências de Gil e Caetano se fazem presentes na carreira da cantora tanto quanto na de outros artistas de várias gerações. “Eu conheço os dois dos temas de novela, dos programas do Chacrinha. Gil tem uma ligação muito forte com o reggae. A gente bebe nisso e se inebria desde os anos 60, quando eles mostraram um Brasil irreverente e original, que é contemporâneo e ao mesmo tempo canta Noel Rosa”.

Saiba +

CD com bônus

Este é o quinto DVD da carreira da artista. O álbum traz ainda duas faixas bônus com participações de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Todo o trabalho conta com concepção da própria artista e direção artística de Elísio Lopes Júnior, responsável pela criação estética dos últimos DVDs de Saulo e Ivete Sangalo.

Turnê dos amigos

Para comemorar os 50 anos de carreira, Caetano e Gil farão juntos a turnê “Dois Amigos, Um Século de Música”, inicialmente apenas na Europa.

Publicidade
Publicidade