Publicidade
Entretenimento
Vida

Mariana Távora ensina como montar um ambiente agradável para receber convidados

Tudo sobre a criação de um local para festas, de detalhes como a escolha dos pratos até a cor das paredes, recebe a orientação da arquiteta amazonense 07/09/2014 às 15:25
Show 1
Cores neutras se tornam um fator curinga; junto com os painéis de madeira, que remetem a tranquilidade, elas formam a combinação ideal para montar uma boa sala de festas
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Se você é um anfitrião de carteirinha, sente prazer em entreter e reunir os amigos e parentes em casa, é essencial dar atenção ao ambiente. E um espaço acolhedor e bonito, sem dúvida, expressa carinho pelos visitantes. A arquiteta Mariana Távora Avelino, que há 7 anos atua no mercado de decoração de interiores da capital amazonense, afirma que até mesmo quem mora em um apartamento compacto pode tornar o lar mais atrativo.

Ela, que recentemente assinou a arquitetura de interiores do mais novo empreendimento de alto padrão do Grupo Unipar inspirado na comodidade de receber visitas, o Easy Residencial, explica que desde a escolha do prato à decoração da casa, tudo deve ser pensado com muito carinho pelo anfitrião. Entre as dicas de Mariana, está o uso de tons neutros como uma excelente opção para as paredes, pois sempre agrada a todos os gostos. Branco, preto, creme, bege, cinzento e suas nuances são algumas delas. “Outro ponto a favor dessas cores é que elas são as coringas da decoração, pois ficam bem com tudo e ainda valorizam os objetos decorativos”, salienta.

Os painéis de madeira e tijolo são outra dica da arquiteta, que destaca que, além de serem práticos, geram sensação de tranquilidade e ao mesmo tempo conferem um charme à sala. Vasos de flores também dão uma vida ao ambiente. Para quem mora em apartamento, a dica da arquiteta são os PUC (Pavimento de Uso Comum). “No Easy, buscamos montar um PUC que fosse completo para a família, então buscamos trabalhar com espaços amplos e funcionais. Hoje, vemos muitos empreendimentos com espaços que nem sempre são utilizados pelos condôminos”, apontou a arquiteta.

No Home Gourmet do Easy Residencial, por exemplo, a arquiteta revela que o espaço foi um dos que recebeu atenção especial, afinal, a cozinha é o local onde talvez exista a maior interação entre a família. “Geralmente é o cômodo que é o centro das atenções das casas. Pensando nisso, criamos um local que unisse a cozinha e a sala de estar com home theater, o que resultou num espaço confortável para pequenas reuniões, comportando até 25 pessoas”, comenta Mariana.

+ Dicas para receber bem em casa

Circulação - Um layout bem elaborado é fundamental para que as pessoas se sintam bem em qualquer ocasião. Para isso, vale eliminar os móveis sem função e evitar mesas de centro, vasos grandes e tapetes pequenos.

Conforto - Caso o anfitrião não se atente para a estrutura do lugar e convide grupos de até 15 pessoas, o recomendável é usar mesas generosas. Dessa forma, todos poderão se sentar próximos uns dos outros para desfrutar das mesmas conversas.

Versatilidade - Quando o espaço do ambiente é pequeno, móveis multifuncionais se tornam a escolha perfeita. Por exemplo, um aparador atrás do sofá pode servir tanto de apoio às comidas e bebidas como de bancos, caso seja preciso aumentar o número de assentos.

Iluminação - Durante o dia, todos os cantos do apartamento ganham destaque. Uma opção é preencher a casa com arranjos de flores e optar por jogos americanos claros ou rústicos. Cortinas, apenas para filtrar a luz, nunca para eliminá-la. Caso a recepção seja à noite, a iluminação embutida por trás de espelhos ou nichos é fundamental. Ela pode criar a cena perfeita para os visitantes.

Tecidos - Tendência na decoração, os papéis de parede também devem ser trabalhados. Qualquer divisão revestida, seja do living ou do hall, traz um diferencial ao ambiente. Porém, não se esqueça que, caso o tecido seja estampado ou listrado, deve-se pintar a parede com o tom predominante.

Publicidade
Publicidade