Publicidade
Entretenimento
MÚSICA

Marimbista Javier Nandayapa ministra workshop, masterclasses e concerto na UEA

Sendo uma das referências no instrumento, ele palestra pela primeira vez em Manaus trazendo herança de cinco gerações de família de marimbeiros no México 22/08/2018 às 14:26 - Atualizado em 22/08/2018 às 14:48
Show 15 fc0f7d38 32b3 4430 af1a e1953c222c0f
Foto: Joelma Sanmelo/Divulgação
acritica.com

A marimba é um instrumento de percussão pouco conhecido na região. Com o objetivo de difundir e aprimorar artistas que queiram tocar e se profissionalizar nele, uma das referências na área, Javier Nandayapa, ministra um masterclass gratuito na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), na av. Leonardo Malcher, 1728, Praça 14.

Pela primeira vez palestrando em Manaus, a convite da Percussive Arts Society Brasil, Javier Nandayapa carrega a herança de cinco gerações de uma família que toca marimba no México. A marimba faz parte da história musical de vários países, especialmente a Guatemala, Honduras, os estados de Oaxaca e Chiapas no sul do México e a Nicarágua.  “Meu avô foi um dos principais Marimbeiros – pessoas que fazem a Marimba- e Marimbista. Então o meu pai também foi um dos mais importantes marimbistas mexicanos e eu sou parte da 4° geração de músicos e 3° geração de marimbistas, e estamos difundindo essa tradição pelo mundo”, ressaltou.

Nandayapa salientou o interesse dos estudantes sobre o instrumento. “Atualmente existem algumas escolas formais ensinando a marimba, como na Universidade de Ciência e Artes de Chapas, mas ainda é recente. A marimba tem uma história de mais de 100 anos multiplicada dentro de famílias de músicos, através da educação oral. Fiquei surpreendido aqui em Manaus, pois foi uma das minhas palestras mais efetivas e eu nunca vi tanto interesse dos alunos”, observou.

Masterclass gratuito e concerto

O Masterclass continua nesta quarta-feira (22), das 16h às 20h, gratuitamente e é aberto ao público. O evento será no Laboratório de Percussão da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), localizado na av. Leonardo Malcher, 1728, Praça 14.

Para o aluno do 4º período de Bacharelado em Música da UEA, Jonas Caio da Rocha Fonseca, participar desse workshop é um privilégio. “Não se tem muito conhecimento do instrumento na região. É temos um instrumento aqui na UEA”, explicou.

O professor da UEA, Tarcisio Braga, destaca que no encerramento do evento será realizado um concerto com peças para marimba solo, música para marimba e outros instrumentos, como Cajon e Steel Pan. “Vamos contar com o marimbista Javier Nandayapa, além de alunos convidados do Laboratório de Percussão e do Grupo de Percussão do Amazonas”, explicou.

O encerramento será na quinta-feira (23), às 17h, no Auditório do andar Térreo da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), localizado na Av. Leonardo Malcher, 1728, Praça 14.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Manaus, Rede Manaus Hoteis e Percussive Arts Society Brasil, Marimba One e Innovative Percussion. E é uma realização do Laboratório de Percussão (LAPERC) da UEA/ ESAT.

Biografia Javier Nandayapa

Javier Nandayapa iniciou suas atividades musicais em 1989 com o "Marimba Nandayapa", participando de todas as gravações, shows e turnês internacionais que esse grupo fez até hoje. Desde 1992, oferece várias clínicas da Marimba Mexicana em várias universidades, conservatórios e escolas de música nos Estados Unidos, Europa, Ásia, América Central e do Sul. Em 1995 iniciou sua atividade como solista, divulgando no México diversas obras de marimba de compositores estrangeiros. Desde 1998, encomendou vários compositores para a criação de um novo repertório de marimba e marimba de concerto mexicana. Já realizado cerca de 50 estreias mundiais de obras mexicanas e latino-americanas para marimba solo, montagens de marimba e câmera e marimba e orquestra sinfônica, principalmente dedicada a ele. Em 1999 publicou, com o percussionista Israel Moreno, o "Método de Ensino para marimba mexicana" ("método didático para marimba mexicana"), o primeiro trabalho de seu tipo no México.

Javier é diretor e fundador de diversos conjuntos instrumentais, como: "Javier Nandayapa Trio" (Marimba, Piano & Percussão), "Trio Zur" (Marimba, acordeão & percussão) e "Javier Nandayapa Fussion Three" (Marimba, Electric Bass & Percussion)

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade