Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021
Gastronomia

Martina Caminha representa o Amazonas no Festival Fartura (SP)

A chef amazonense foi selecionada para integrar o time de cozinheiros da mostra, considerada uma das mais importantes do País no segmento



a1219-5f_F6BCA4AF-4022-45DA-8322-D5759C3970F1.jpeg Martina aposta nos temperos regionais para o evento (Foto: Reprodução/Internet)
19/10/2021 às 18:03

A chef amazonense Martina Caminha, do Chez Martina Bistrô, foi selecionada para representar o estado na programação presencial do Festival Fartura Gastronomia Du Brasil 2021, nessa quinta-feira (21), no “Carlota Bistrô”, o restaurante da renomada chef Carla Pernambuco, em São Paulo. Nessa etapa do evento – que é presencial – chefs anfitriões recebem 27 chefs convidados de todo o País. Martina apresentará uma iguaria regional: kafta de pato com tabule de uarini, cuja aparência está guardada a sete chaves.

Devido à pandemia, o Fartura foi reformulado, e esse ano deixa um pouco de lado o formato tradicional do Festival. Desta vez, o evento acontece até o dia 24 de outubro, com muitas atrações online e física, unindo a gastronomia de seis cidades, sendo elas Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo. Além da gastronomia, a programação conta com aulas- show, empreendedorismo, música, artes cênicas e muito mais. Você pode acompanhar tudo pelo YouTube do Fartura Brasil ou pelo site www.farturabrasil.com.br.

O convite

Essa é a primeira vez que a chef amazonense participa do evento. Ela conta que foi procurada por uma chef de São Paulo, e não contou outra: aceitou o convite. “A chef Morena Leite, de São Paulo, do restaurante Capim Santo, entrou em contato comigo perguntando se eu gostaria de participar [do Festival], e eu disse que sim. Daí, a coordenação do Fartura entrou em contato comigo para finalizar os procedimentos”, explica.

Martina está muito animada em poder levar um prato regional para o evento, e conta que o Festival não tem cunho competitivo. “É uma mostra, onde vou apresentar o tempero daqui do nosso estado; vamos fazer o paulista dançar o ‘tic tic tac’ a base da farinha do Uarini (risos)”, brinca a chef.

Degustação

Nos dias em que acontece o Festival, os restaurantes estarão voltados exclusivamente para o evento. Os pratos dos chefs convidados serão vendidos, e segundo Caminha, já estão quase todos esgotados. “É um cardápio de três tempos: entrada, prato principal e sobremesa. O Amazonas fica com a entrada, a Paraíba fica com o prato principal, com o chef Onildo Rocha, e a sobremesa fica por conta da Carla Pernambuco, a chef que está nos recebendo”, completa ela.

Viagem

Martina embarca na noite desta terça (19) e chega a São Paulo na manhã de quarta (20). Segundo ela, direto para a cozinha, para iniciar a produção do prato. “Eu tô indo para fazer o melhor, para a produção ser impecável; desde a hora de torrar a farinha, até a hora de ver o prato, a harmonização, a montagem... Eu tô pensando nisso. O sucesso vai ser consequência de todo esse trabalho que eu to fazendo”, declara a amazonense.

 



Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.