Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020
Artes plásticas

Maurício de Sousa elogia obra de artesão do AM no Instagram

Renan Nunes, 33, quis homenagear a nova idade de Maurício de Sousa com uma escultura e foi celebrado, de forma recíproca, na rede social do quadrinhista



a1221-2r_F2857544-E517-4FB4-B58A-2F17FF7921E4.jpeg Na escultura, Renan retratou Maurício desenhando em um estúdio (Foto: Reprodução)
20/10/2020 às 19:17

O artesão autônomo Renan Nunes gosta de desenhar desde os 8 anos. A mãe do garoto, à epoca, guardava as revistas da Turma da Mônica descartadas pelas filhas da patroa e levava para o menino, que se apaixonou pelos personagens. Hoje, aos 33 anos, ele celebra o reconhecimento dado por Maurício de Sousa: o quadrinhista postou, em seu Instagram pessoal, uma foto com um presente que recebeu do amazonense, em comemoração ao seu aniversário de 85 anos, que será no dia 27 de outubro.

A escultura que Renan fez para presentear o ídolo é composta estruturalmente de garrafa pet e recoberta com porcelana fria (biscuit). Na peça, há também palitos de picolé e palitos de dente. “Quis retratá-lo como ele se eternizou em nossas lembranças: em uma mesa profissional, sempre desenhando seus personagens. É assim que sempre o vi e enquanto criança também me imaginava”, coloca o artesão.



De acordo com Renan, não foi fácil enviar o presente para o quadrinhista – e o medo de que a escultura não chegasse ao destinatário era real. “Fiz contato inicialmente com um dos filhos, via direct do Instagram. Depois com a famosa Mônica. Até que um assessor me deu o endereço da empresa ‘Maurício de Sousa Produções’. Daí foi torcer que lhe entregassem em mãos”, declara ele.

O alívio ao ver a publicação de Maurício foi tremendo. “Foi uma surpresa, uma emoção sem igual. Como não sabia quando nem se ele iria receber a encomenda, já estava apreensivo com a hipótese do presente chegar até ele. Imagina de receber, postar pessoalmente e dedicar um texto lindo. Foi muita emoção”, alega.

Projetos

Atualmente, Renan trabalha atendendo encomendas de clientes que pedem peças como a de Maurício: bonecos personalizados. Ele aguarda o fim da pandemia para oferecer alguns cursos de artes, de modo a inspirar novos artistas – assim como ele foi um dia. “Através desse episódio quero propagar que vale muito a pena acreditar em cada sonho. Hoje já não tenho minha mãe e irmão, mas tudo começou com eles, com incentivo deles”, reflete.

Desde a infância, Nunes sempre viveu sonhos ligados à Maurício, como escrever o seu próprio gibi; ser funcionário e desenhar para a empresa dele; ou simplesmente encontrá-lo pessoalmente. “Maurício de Sousa foi o primeiro artista brasileiro, bem sucedido e visionário, que acompanhei. Foi me inspirando nele que plantei o sonho de viver de arte... que era possível, em nosso País, viver da nossa arte”.

Frase

“Recebo do artista amazonense Renan Nunes um maravilhoso mimo por conta do meu próximo aniversário no próximo 27 de outubro. Trata-se de uma peça artesanal que me representa num momento de criação (pintura). A delicada escultura é produzida com massa de biscuit e garrafa pet que une arte e sustentabilidade. Tudo embalado numa caixa decorada com extremo bom gosto, com reproduções de personagens da Turma da Mônica e fotos de momentos marcantes da minha vida. Um show de arte e de carinho. Obrigado Renan”.

Maurício de Sousa, sobre a escultura de Renan no Instagram @mauricioaraujosousa

Subeditora de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.