Terça-feira, 21 de Maio de 2019
PRODUÇÃO INDEPENDENTE

‘Mercados’ na TV: Série exibida pela TV Brasil mostra o Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Apresentado por Geoavanna Tominaga, o episódio pelo “Mercadão” de Manaus mostra variedade de opções regionais, como o “x-caboquinho”, ervas medicinais, farinhas e peixes, com destaque para o pirarucu



S_RIE08888.jpg
O Mercado Adolpho Lisboa é tema do terceiro dos 13 episódios, que vai ao ar hoje, às 15h30 (horário de Brasília) (Foto: Divulgação)
21/01/2017 às 08:20

Sabores, histórias, arquitetura, cultura e as peculiaridades de uma cidade transitam pelos corredores dos mercados. Estes cenários despertaram a roteirista e diretora Mariana Alvim, criadora da série “Mercados”, da TV Brasil, que percorreu o País, incluindo Manaus, para mostrar um pouco mais sobre esses pontos turísticos e econômicos.

O Mercado Adolpho Lisboa é tema do terceiro dos 13 episódios, que vai ao ar hoje, às 15h30 (horário de Brasília). “Sempre que visitamos um mercado em alguma cidade aprendemos muito sobre cultura local, hábitos e tradições. Escrever e dirigir essa série no Brasil foi uma viagem pela identidade cultural brasileira via nossa oferta de alimentos do País. A cada entreposto de alimento uma história sócio econômica local se abria para nós… Encontramos brasileiros, comerciantes especiais, com orgulho da oferta do  tucumã, do pequi, da maniva, da ostra, do charque, da erva mate, da erva medicinal, do dendê, do queijo coalho, canastra etc... Enfim, a cada lugar uma riqueza de produtos, e uma história humana sempre acompanhando cada barraca de Mercado, cada cantinho que a câmera se aproximava”, diz  a diretora.

Apresentado por Geoavanna Tominaga, o episódio pelo “Mercadão” mostra variedade das opções regionais, como o sanduíche “x-caboquinho”, feito com pão, queijo coalho, banana frita e tucumã; as ervas medicinais, as farinhas e a variedade de peixes, com destaque para o pirarucu que terá a receita da versão “a casaca” apresentada aos telespectadores. “Nós passamos praticamente dois dias dentro do Mercado para as gravações, então, deu para provar muita coisa. É incrível como o Brasil tem sabores muito diferentes. Eu sou boa de garfo, aproveitei mesmo”, diz Geovanna. Na capital amazonense, ela contou com o chef Felipe Schaedler que mostrou alguns ingredientes utilizados por ele na preparação de pratos regionais. “Ele conhece bem o lugar e os produtos, além das pessoas que trabalham por lá”.

Outra participação é do bailarino amazonense Gentil  Neto no quadro “Eu me lembro”. Ele relembrou suas memórias gastronômicas de quando morava na capital. “As personalidades entrevistadas que não moram mais no seu estado natal transbordam de emoção ao recordar dos produtos alimentares, são relatos emocionantes”, diz a diretora. 

Gravada em 13 capitais durante quatro meses, a série intercala as regiões a cada semana. “É possível ver o quanto é diferente. O Ver-o-Peso, em Belém, é enorme, muito bonito. Em Curitiba é muito organizado, bem diferente. Foi uma experiência muito enriquecedora”, afirma Geovanna. 

Programa na internet

Além da série na TV, Geoavanna Tominaga mantém um projeto na internet. É o programa “Dois a bordo”, produzido ao lado do namorado Eduardo Duarte. Juntos há cinco anos, a apresentadora e o advogado compartilham com os internautas as experiências de viagens que realizam juntos. “Estamos online desde 2014 e agora vamos exibir também na plataforma PremierTube”, comenta. Nos próximos vídeos, o casal vai mostrar a viagem pela Patagonia, dividas em três capítulos.

“Nós gostamos muito de viajar, acho que isso é um pouquinho do que nos une também. Então resolvemos compartilhar as nossas experiências, trocar informações com pessoas e mostrar por onde passamos”, diz.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.