Terça-feira, 25 de Junho de 2019
FORMAÇÃO

Mesa-redonda em Manaus aborda a a importância do intercâmbio para a carreira

Escolha do destino, dificuldades e soluções encontradas ao longo do caminho serão abordadas por jornalistas



IMG_20160808_190728213_38D8308C-F6F0-49C8-92AB-8929E1FE94AC.jpg Foto: Divulgação
11/05/2019 às 19:03

Qual a melhor forma de se planejar para um intercâmbio, o que cursar, como escolher e melhor aproveitar as experiências no exterior para uma carreira de sucesso é o tema do talk “Intercâmbio para a carreira” que acontece na próxima quarta-feira (15), na faculdade Martha Falcão | Wyden, a partir das 19h.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral e as inscrições podem ser feitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível que será destinada ao trabalho de amparo a refugiados em Manaus.  Estudantes terão direito a certificado de horas complementares. As inscrições para participar do evento podem ser realizadas clicando aqui.

O projeto nasceu a partir da iniciativa da jornalista Cinthia Guimarães, especializada em cobertura Econômica, em compartilhar as dificuldades e soluções encontradas durante o caminho percorrido para realizar o intercâmbio na Irlanda, em Dublin, no final de 2018, e conta com a parceria da faculdade Martha Falcão | Wyden, além do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM). 

“Estudar no exterior é uma experiência marcante por toda a vida. Ter a oportunidade de vivenciar uma nova cultura, aprender um idioma e conhecer pessoas de diferentes nacionalidades é engrandecedor, nos faz crescer e enxergar o mundo de uma maneira diferente. Mas, além disso, pode nos abrir as portas do mercado de trabalho, que cada vez mais busca profissionais atualizados, experientes e com vivências diversas”, afirmou Cinthia.

São justamente essas experiências e ampliação da visão de mundo, listadas por especialistas e por quem já realizou um intercâmbio, além do networking, novas oportunidades, e melhoraria ou garantia da proficiência em outro idioma. Para o mercado de trabalho, esse tipo de vivência pode abrir portas como recolocação, promoção, mudança de posto, entre outras, uma vez que é tido como uma forma de sair da zona de conforto.

A cada ano, o número de estudantes que passa um período fora do seu país de origem cresce em média 12%, segundo relatório da International Consultants for Education and Fairs (ICFE), certificadora de qualidade do segmento. Os dados apontaram para um total de 5 milhões de pessoas nessa condição.

Com a duração de três horas, a mesa-redonda terá a presença de três jornalistas convidadas para partilhar a vivência – desde a escolha até a chegada ao país sediante – com experiências diferenciadas. A jornalista Glecem Gaia, retratará a questão de custos de adaptação ao estilo de Londres, na Inglaterra, onde ficou durante dois meses para estudar inglês. Ela também é professora de inglês certificada e já lecionou na Cultura Inglesa. Hoje trabalha na multinacional Foreign Affairs e o inglês é a sua principal ferramenta de trabalho.

O sonho de estudar inglês em Cambridge na Inglaterra em 2017, será compartilhado pela jornalista Sidia Ambrosio, para onde ela teve a oportunidade de viajar, além de conhecer outros lugares da Europa, de onde vieram novas ideias e o ingresso no universo do empreendedorismo.

A jornalista Terezinha Patrícia também será uma das convidadas para falar sobre sua vivência como intercambista na terceira idade e a estadia em Malta, no ano de 2016. A jornalista se define como “viajante de carteirinha” e acumula muitos carimbos no passaporte.

Para contar um pouco sobre as portas que se abriram logo após o período de imersão no idioma, no Canadá, a jornalista Monick Maciel vai retratar um pouco de sua passagem em multinacionais como Microsoft, Nokia e Samsung Sidia. Com MBA em Gestão Estratégica de Negócios (FGV) e Comunicação Empresarial e Marketing (Uninorte), ela acumula experiência profissional na área de Comunicação Corporativa.

SERVIÇO

O QUÊ: Talk “Intercâmbio para a carreira”

QUANDO: Quarta-feira, 15.05.19

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Faculdade Martha Falcão | Wyden (Rua Natal, nº 300 – Adrianópolis)

QUANTO: Gratuito (doação de 1kg de alimento)

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.