Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Novas páginas de Milton Hatoum

Milton Hatoum fala de nova obra e de outros projetos

Amazonense fala do lançamento de " Um solitário à espreita", previsto para agosto em Manaus, e de outros projetos



1.png Milton Hatoum
07/05/2013 às 10:21

O romancista amazonense Milton Hatoum está cheio de novidades na carreira. O escritor, que já foi conhecido como “aquele que coleciona prêmios”, falou, em entrevista concedida à reportagem do BEM VIVER, sobre o seu próximo livro, a ser lançado em agosto em Manaus e as obras de sua autoria que serão adaptadas para o cinema e TV. Além disso, comentou  sobre a participação na abertura da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em junho, e no programa “Impressões do Brasil”, da TV Brasil, que vai ao ar amanhã, às 22h.

A próxima obra de Hatoum foi batizada de “Um solitário à espreita” (Editora Companhia das Letras, selo Companhia de Bolso), que trará uma seleção de crônicas feitas nos últimos dez anos. A maioria dos textos foram publicados no “Caderno 2”, do jornal “O Estado de S.Paulo”.

“Há crônicas que foram publicadas em jornais, revistas... Todas foram reescritas, porque, lendo hoje em dia, decidi trocar algumas coisas, diminuir, cortar, acrescentar. Algumas delas são quase inéditas. São memórias de Manaus, coisas da minha vida”, adiantou o intelectual, radicado na capital paulista. O livro é uma edição de bolso, com preço acessível a todos, algo aprovado pelo escritor, que acredita “que todos os livros não deveriam custar caro”.

Televisão

Sobre a gravação da série “Dois irmãos” (TV Globo), baseada em seu livro homônimo, Hatoum disse que o contrato com a emissora termina em julho, mas que a última notícia que teve foi que estavam animados para filmá-la. “‘Órfãos do Eldorado’ (2008) será filmado em Manaus por Guilherme Coelho; ‘A deusa do comandante’, conto de ‘A cidade ilhada’ (2009), será adaptado pelo cineasta Sérgio Machado; e ‘Relato de um certo oriente’ será feito pelo diretor Marcelo Gomes”, disse ele, revelando outras publicações suas que ganharão registro  audiovisual.

Literatura

Convidado para participar novamente da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontecerá de 3 a 7 de julho, o amazonense fará a conferência de abertura sobre o homenageado desta edição, Graciliano Ramos. “Ele foi uma leitura minha da juventude em Manaus. No Colégio Estadual do Amazonas, eu li ‘Vidas secas’, ainda muito jovem, ‘Infância’ e o manuscrito de ‘Angústia’, que está e é um patrimônio da nossa Biblioteca Pública”, declarou.

“Graciliano abriu muitas perspectivas para mim. Como amazonense, eu conheci tradições do Nordeste, da vida do brasileiro, lendo a sua obra. Conheci a sua escrita elaborada, o estilo conciso, a fala breve, fatos históricos, os dramas humanos do Nordeste”, complementou.

Homenagem

O programa “Impressões do Brasil”, da TV Brasil, a ser exibido amanhã, às 22h, traça um panorama da produtiva trajetória de Milton Hatoum. Com 60 anos, o escritor aproveitou a ocasião para recordar sua história.

“Falei da minha trajetória, da passagem por Brasília, São Paulo, Europa. Disse do caos que Manaus se transformou, os problemas da cidade, um certo desencanto. Minha geração conheceu uma Manaus diferente, pequena, porém mais arborizada, cheia de praças, igarapés, ainda frequentados; uma cidade humanizada, uma Manaus muito diferente de hoje. Não tem infraestrutura nos bairros da periferia, uma cidade descuidada, abandonada. Espero que isso melhore agora com o novo prefeito”.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.