Publicidade
Entretenimento
Vida

Miniaturas de heróis são febre entre colecionadores em Manaus

No facebook, grupo de colecionadores de miniaturas em Manaus reune mais de 3 mil pessoas que vendem, trocam e até mesmo leiloam suas peças  29/11/2014 às 17:28
Show 1
Daniel Batista é professor universitário e exibe sua peça favorita, Coringa da Enterbay hoje é vendido por até R$ 2.500
MARIAH BRANDT Manaus (AM)

É fato indiscutível a paixão que as crianças nutrem por personagens de desenho animado ou filmes de sucesso. Tão normal quanto a afeição que criamos por nossos seres fictícios favoritos é a vontade que temos de eternizá-los em nossas vidas, seja através de lembranças ou os assistindo novamente. Daniel Batista e João Vítor Alencar, assim como centenas de pessoas espalhadas pela cidade, escolheram o colecionismo de miniaturas como a melhor forma de manter seus heróis por perto. 

Daniel, que iniciou sua coleção aos 14 anos de idade, lembra sua infância com nostalgia: “tive uma infância saudável, brincava na rua e, quando estava em casa, minha diversão eram os super heróis na TV”, conta o professor universitário que escolheu a área do Design por influência dos desenhos e quadrinhos, já que os profissionais dessa área tem a possibilidade de trabalhar com ilustrações, desenhos e computação gráfica. 

Dono de uma coleção com mais de 2 mil exemplares, Daniel reconhece que a questão do espaço é complicada e que  no início foi preciso enfrentar a resistência dos pais. “Eles diziam que eu já havia crescido e que gastava muito dinheiro com brinquedos (...) Hoje eles já aceitam como hobbie meu, já tem os seus personagens preferidos, inclusive enquanto os arrumava na sala minha mãe pediu pra tirar foto com um deles”, conta Daniel entre risos.  

Já João Vítor, preocupado com os altos preços e a falta de opção para consumidores do mercado local, começou a fabricar suas próprias réplicas. Atualmente finaliza sua quarta miniatura, o Garrus, da série de vídeo-games Mass Effect. 

(João Vítor exibe a quarta miniatura criada por ele)

O futuro designer aprendeu e desenvolveu o mecanismo na faculdade, durante as aulas da disciplina Prototipação e Modelagem, atualmente João atua como aluno monitor nessas aulas e  ensina outros estudantes mais novos a também fabricarem suas réplicas. “Antes da faculdade eu brincava de fazer bonecos, com as aulas pude conhecer os produtos corretos e a melhor maneira de produzir minhas próprias miniaturas”, conta o estudante, que utiliza a oficina montada no quintal de sua casa que, segundo ele, divide o espaço com seu pai, grande entusiasta de seu trabalho e o responsável pelo seu fascínio pelos personagens do mundo geek.

“Meu pai me apresentou ao Star Wars ainda criança, dali em diante minhas referências no cinema e entretenimento foram moldadas”, conta João Vítor, que também mantém em seu quarto uma coleção de miniaturas de seus personagens de jogos de RPG e também, como não podia deixar de ser, um lugar em destaque para a miniatura de Darth Vader, personagem essencial na coleção de praticamente todos os colecionadores.  

IT’S ME, MARIO!  

Fãs de Mario, Luigi, Yoshi e Princesa Peach, independente da idade, viraram os principais consumidores do combo infantil do Mc Donald’s. Desde o início de novembro, clientes do Mc Lanche Feliz ganham de brinde miniaturas de Mario e cia. Ao todo, nove brinquedos diferentes estão sendo distribuído no País. Lançada a campanha publicitária, não demorou para que o novo público alvo fosse identificado: os adultos, centenas deles espalham pela internet fotos de suas miniaturas, felizes por completarem a série ou determinados a conseguir completar a coleção do encanador italiano mais famoso do mundo. 

Publicidade
Publicidade