Publicidade
Entretenimento
Cultura, Editais, Ministério da Cultura, Cultura Negra

Ministério da Cultura promove oficina para editais de Cultura Negra em Manaus

A intenção é mobilizar produtores e criadores negros e agentes culturais locais que atuem com o enfoque nas expressões afrodescentes, que possam servir de replicadores da informação 05/02/2013 às 09:35
Show 1
Palacete Provincial abrigará oficina gratuita oferecida pelo Ministério da Cultura
acritica.com Manaus

Nesta quarta-feira (6), o Ministério da Cultura, por meio das suas Representações Regionais, realizará em Manaus, na sala Multimeios do Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi – popularmente conhecida como Praça da Polícia -, no Centro da cidade, uma oficina para auxiliar o proponente a entender e a adequar sua proposta ao exigido nos editais do órgão, para produtores e criadores negros.

A participação nas oficinas é gratuita e não há pré-requisitos.

As oficinas também vão mostrar aos interessados como acompanhar o trâmite do projeto durante as etapas do edital.

A intenção é mobilizar produtores e criadores negros e agentes culturais locais que atuem com o enfoque nas expressões afrodescentes, que possam servir de replicadores da informação.

Premiação
Os editais para produtores negros foram lançados pela ministra Marta Suplicy no dia 20 de novembro - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra - e distribuirão em torno de R$ 9 milhões.

São ações da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Secretaria do Audiovisual (SAv).

O objetivo é formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros, incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país; também premiar curtas dirigidos ou produzidos por jovens negros, na faixa de 18 a 29 anos; investir em criação, produção e fazer com que artistas e produtores negros ocupem palcos, teatros, ruas, escolas e galerias de arte de todo o país.

Os editais para produtores e criadores negros são uma parceria entre o MinC, a Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR).

Outras informações podem ser obtidas na Representação Regional do Norte, pelos números (91) 3222-7235, 3073-4156 e fax (91) 3224-0699 ou ainda pelo email regionalnorte@cultura.gov.br

Editais
Curta-Metragem – Curta-Afirmativo: protagonismo da juventude negra na produção audiovisual

Prêmio Funarte de Arte Negra

Seleção de projetos para Pontos de Leitura – Cultura Negra

Edital de apoio a pesquisadores negros

Edital de apoio à coedição de livros de autores negros

Publicidade
Publicidade