Publicidade
Entretenimento
Vida

Missa marca início dos trabalhos do Garantido em Parintins

O centenário está movimentando a Cidade Garantido, que foi toda repaginada para os trabalhos do projeto de arena 2013 08/04/2013 às 19:51
Show 1
Missa em Ação de Graças foi celebrada no curral-sede da Cidade Garantido
Jonas Santos Parintins (AM)

O boi Garantido mudou a maneira de trabalho na execução da concepção das três noites do Festival Folclórico de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus). Foi criada a nucleação artística, que comporta três blocos, com quatro artistas cada, que ficará encarregada para produzir cada noite do espetáculo. Nesta segunda-feira (8), esses artistas iniciaram os trabalhos da primeira etapa do projeto de arena para 2013, do “boi do centenário”. Uma missa em Ação de Graças, celebrada pelo padre Egídio Mozatto, no curral-sede da Cidade Garantido, abriu oficialmente os trabalhos.

Inicialmente 120 trabalhadores foram contratados, dentre soldadores, escultores, pistoladores e ajudantes técnicos. “Esperamos com esse planejamento ganhar mais agilidade na feitura do boi”, afirmou o presidente Telo Pinto. Para este início de temporada a Cidade Garantido foi toda repaginada com pintura, adequações na estrutura física, instalação de hidrantes e de uma brigada de incêndio. Os artistas também passaram por curso de segurança no trabalho e receberam kits de equipamentos de segurança. Os artistas do Caprichoso entraram em galpão na segunda-feira, da semana passada.

Este festival será diferente de todos os outros. A história do Centenário dos bois marcada por uma trajetória de rivalidade, brigas, contendas litigiosas, pressões, desafios e muitos embates farão da festa, deste ano, um festival quente, mais disputado e mais belo. A vinda da presidente Dilma Rosself, por exemplo, vai “inflamar o cabaré”, por estas bandas, ainda mais. E nem Telo e nem Márcia Baranda, presidente do Caprichoso, aceitam perder no Centenário.

Ontem, o Garantido confirmou o seu time de artistas de ponta que vão para a arena: Jairzinho Mendes, Roberto Reis, Vandir Santos, Antônio Cansanção, Marialvo Brandão, Josinaldo Baixinho, Ito Teixeira, Joinha Marinho, Junior de Souza, Junhão Feijó, Amarildo Teixeira e Zilkson Reis. O artista José Trindade foi designado para trabalhos com a galera. O coordenador da Comissão de Artes é o músico e jornalista Fréd Goés, que também é produtor musical do CD/DVD do boi. O Garantido também mantém o mesmo quadro de itens oficiais, com a exceção de Verena Assis,19 , que estréia neste ano.

O presidente Telo falou também sobre a obra do novo Bumbódromo. Na avaliação dele, o arco metálico, que está sendo montado na arena, não prejudicará a apresentação dos bois. O arco tem uma altura de 12 metros e contornará toda a arena. “Não haverá prejuízo. Vai dar mais mobilidade e efeitos ao espetáculo”, disse ele. O arco servirá de suporte para a iluminação e sonorização do Bumbódromo. O projeto de arena dos bumbás terá que ser adequado a este novo projeto arquitetônico.

Festival

Parintins se prepara para duas grandes festas no dia 30 de abril. O Garantido realizará a sua tradicionalíssima Alvorada, com o show de lançamento do CD/DVD do Centenário e o Caprichoso também realizará a festa de lançamento do CD/DVD dos 100 anos no dia 30 de abril. Caravanas de várias cidades, especialmente de Manaus, são aguardadas para estas festas que vão dividir a Ilha Tupinambarana, literalmente.

Publicidade
Publicidade