Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Vida

Mixed use: apartamentos com um leque de facilidades

Morar, trabalhar, fazer compras e se divertir sem ter que sair do complexo habitacional é uma realidade que começa a ganhar força na cidade de Manaus



1.jpg
Residencial Soberane, da SKN, vai contar com um minishopping entre outras facilidades
11/07/2015 às 12:07

Em tempos de vacas magras, as construtoras vêm tentando inovar. A nova aposta do mercado imobiliário são os “mixed use” - empreendimentos que agregam várias utilidades além da moradia, como mini shoppings e salões business. São opções que fortalecem os proprietários que querem adquirir um imóvel e pensam no custo/benefício de ter por perto opções de lazer, alimentação e trabalho. “Eu sempre morei em casa, mas quando pensei em me mudar para apartamento, eu procurei algo diferenciado que me convencesse a optar por esse novo perfil de empreendimento”, destaca a empresária Claudia Valente.

O número de empreendimentos com essas características, cresceu em Manaus. Atualmente, são empreendimentos como Parque Ponta Negra, localizado na zona oeste da cidade, Soberane, centro-sul da capital, ou outros que tem o perfil parecido, como o Mundi, localizado na mesma zona e Millenium “que tem a opção de shopping, escritórios e opção de flat”, destaca Dannielsson Costa, do departamento de marketing da SKN.

A valorização no mercado imobiliário é um dos pontos que contribui para o aumento de empreendimentos desse porte construídos na cidade. “A recepção está sendo muito boa, mesmo porque é uma opção de empreendimento diferenciado. No Soberane tem a questão de tecnologia inteligente, que significa que o conforto e as inovações tecnológicas estão atreladas à conservação do meio ambiente”, destaca Costa. “Fachada com vidro insulado – dupla camada com sistema de ar no meio – que ajuda na conservação do som, e inclui ainda a redução no consumo de energia de 20 a 30%”, complementa.

A diferença no valor dos imóveis não é tão grande em comparação a outras na mesma localidade. “Na verdade, esse é o futuro dos empreendimentos, portanto, não precisamos onerar o valor porque tem mercado para o produto e a tendência é que todos os produtos passem a carregar esse perfil”, afirma Ricardo Chaves, corretor de imóveis. “Dentro dessa crise, percebemos que a venda em imóveis apresentou uma queda em torno de 30% em comparação ao ano passado, mas esse novo perfil pode alavancar as vendas”, argumenta o corretor.

“Há quem prefira imóveis mais afastados, com trânsito mais calmo, sem movimentações de comércios e pessoas. Para esses clientes, nós temos lugares mais afastados. Mas acredito que a tendência é realmente locais que tenham esse “mixed use”, porque a vida corrida está pedindo isso”, destaca Jorge Ayub, diretor da C & Castro Imóveis. O diretor destaca outras localidades que já utilizam o padrão desde 2008. “Em São Paulo encontramos com facilidade esse tipo de empreendimento, assim como em outras capitais, e em Manaus nós temos mercado para esse produto”.

Extensão da moradia

Morar em um lugar, trabalhar e fazer compras em lugares diferentes torna a rotina muito mais cansativa, segundo o advogado Paulo Henrique, que decidiu investir em um “mixed use” há dois anos. “Hoje, a única coisa que faço é deixar os filhos no colégio, que infelizmente não fica no condomínio, mas a duas quadras de onde faço tudo isso. Até meu escritório é na parte comercial de onde moro, com isso, reduzi em torno de três horas diárias em trânsito. Se passo 30 minutos me deslocando para realizar minhas obrigações, é muito. Sem dúvida, foi uma excelente escolha”, enfatiza.

“O conceito de ‘mixed use’ tem a personalidade de ser uma extensão da sua própria moradia, tendo a oportunidade de sair do seu apartamento, entrar no elevador e ter um shopping center no térreo”, destaca Jorge Ayub. “Para ter uma ideia, uma das grandes empresas, a Daslu, grande grife baseada em alto padrão de atendimento, com pessoas extremamente arrumadas para atender seus clientes, investiram na simplicidade dentro de um empreendimento mixed use em São Paulo, justamente para complementar esse “ar” de extensão da sua moradia”.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.