Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Moda: estilista Barbara Casasola fala sobre a elegância da silhueta clássica

O nome de Barbara foi lembrado pela Vogue Itália como um dos 190 estilistas promissores do mundo da moda. Um senhor incentivo para essa gaúcha que foi em busca de seu sonho e estudou na Central Saint Martins em Londres e mais tarde no Instituto Maragoni em Milão, onde se formou em primeiro da sua classe, em 2007


24/04/2013 às 13:56

<!-- /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}-->

Suas criações estão presentes nas principais publicações de moda do mundo, acompanhadas sempre de comentários bastante positivos. Um ano depois de criar a marca de roupas que leva seu nome, a estilista Barbara Casasola apresentou sua terceira coleção durante um showroom na última semana de moda de Paris. Radicada em Londres, Barbara falou com exclusividade ao jornal A CRÍTICA sobre seu estilo, que ganha cada vez mais adeptas, inclusive, entre as celebridades de Hollywood, como a atriz Gwyneth Paltrow. 

O nome de Barbara foi lembrado pela Vogue Itália como um dos 190 estilistas promissores do mundo da moda. Um senhor incentivo para essa gaúcha que foi em busca de seu sonho e estudou na Central Saint Martins em Londres e mais tarde no Instituto Maragoni em Milão, onde se formou em primeiro da sua classe, em 2007. Trabalhou com Roberto Cavalli, Lanvin e na See by Chloé. “Seu grande triunfo é criar de forma atemporal, mas inequivocamente contemporânea”, disse a consultora de moda Costanza Pacolato sobre a coleção de abertura de Barbara, em 2012, em São Paulo.

Costanza, aliás, é uma brasileira que inspira Barbara. Questionada sobre como define a mulher que usa Barbara Casasola, a estilista responde que todas têm algo em comum. “Elas são criativas, internacionais e conscientes. Além de intelectuais e sensuais. Paola de Orleans e Bragança e Costanza Pascolato são duas mulheres brasileiras que me inspiram, que vestem minha roupa e que representam este tipo de mulher contemporânea”, explica Barbara. Sobre o que existe de Brasil em suas criações, ela lembra da sensualidade, o caimento e as cores. “Sempre começo pelas cores e essa sensibilidade de trabalho com cores é brasileira”, destaca.

Influência

A estilista conta que sua única influência foi sua avó. “Ela era costureira e linda. Trabalhava duro, mas estava sempre impecável. Aprendi com ela a costurar, mas também aprendi a me comportar”, explica Barbara. Seus projetos são feitos no estúdio montado em Londres e as coleções materializadas na Itália. Os modelos são vendidos na Inglaterra ao preço médio de 1.500 libras (aproximadamente  R$ 4.470), nas lojas.

No Brasil, as peças podem ser encontradas em São Paulo, na Choix (lojachoix.com.br). “Temos planos sólidos para o Brasil”, adianta a brasileira, que completa informando ter muitas conterrâneas entre suas clientes em Londres.

“Eu acredito estar propondo uma alternativa para a mulher contemporânea que quer manter a formalidade sem ser careta”, brinca Barbara, que acentua a silhueta clássica com detalhes inovadores em sua mais nova coleção, apresentada durante um trunkshow encerrado no último domingo. “As cores vibrantes e os vestidos com shorts por baixo, que fazem um jogo bacana de mostra e  esconde também são o máximo”, destaca. Show!

publicidade
publicidade
Festa nordestina no CSU do Parque Dez marca aniversário de associação
Artista do AM com deficiência auditiva sonha em ser estilista e viver das criações
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.