Publicidade
Entretenimento
OPÇÃO

Moda sustentável é destaque na Feira do Paço, que acontece neste fim de semana

A feira é gratuita e reúne atividades nas áreas da música, produtos criativos, moda, gastronomia, tecnologia, artes urbanas e muito mais 10/05/2018 às 17:05
Show feira do paco   area de moda. jpg
acritica.com Manaus

A Feira do Paço acontece neste sábado e domingo (12 e 13 de maio) com edição especial para o Dia das Mães. E foi pensando nelas que as empreendedoras do setor de moda resolveram criar peças especiais para a data. Além dos setores de presentes criativos, casa e decoração, cosméticos, artesanato e floricultura, a área de vestuário traz um leque de opções para quem deseja presentear a mãe com peças sustentáveis, confeccionadas manualmente e com preços acessíveis. O evento gratuito é realizado no entorno da Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico.

O setor de moda da feira traz à tona o conceito de “Slow Fashion”, que vem sendo difundido entre os expositores. Trata-se de uma alternativa de praticar a moda sustentável e o consumo consciente, refletindo sobre sobre questões ambientais . "Corremos na contramão do "fast fashion", que visa a produção em massa. Os impactos negativos, causados pela industria têxtil, são enormes, tornando-a a segunda maior poluente do mundo, ficando atrás apenas da indústria petroleira. O uso de pesticidas e inseticidas nos tecidos, contribui com a poluição da água, solo e ar. O Slow Fashion traz exatamente essa discussão. Questiona e provoca a reflexão e iniciativas que se preocupem com essa questão", explica a empreendedora da área de moda da Feira do Paço, Lylle Abreu, da The Ladies Brechó. 

À frente do setor de moda da Feira do Paço, Lylle se vê com a  missão de conscientizar as pessoas a repensarem no seu modo e estilo de vida em relação ao consumo da moda. Além disso, outros brechós também estarão presentes na feira. "O público conseguirá encontrar peças únicas, muitas com estilo vintage, com preços mais acessíveis e que atendem demandas diversas, que vão desde o infantil ao plus size. É uma ótima dica para presentear as mães ". 

O conceito 'slow fashion' também permite que os clientes conheçam e conversem diretamente com os criadores das peças, se informando sobre os tecidos utilizados e a forma como cada peça foi confeccionada. Uma  destas costureiras que faz questão de interagir com os clientes é a Aila Mariana Queiroz, que busca desconstruir a ideia de que "costura só se vê em casa de vó". "Essa ideia de costurar as próprias peças e peças para vender encanta tantos clientes mais velhos quantos os jovens, que assim como eu não tinha ideia de que segmento ter em sua carreira profissional e hoje buscam cursos para aprender, se especializar". 

Aila tem sua marca própria e atualmente expõe suas peças em bazares e feiras de rua, além de manter uma loja online, a Hasmana Store. As peças são casuais e também podem ser feitas sob medidas e encomendas."Eu trabalho sozinha. Faço o marketing, produção das peças, atendimento, tudo", completa a empreendedora. 

A feira

Já integrado ao calendário cultural da cidade, a Feira do Paço acontece todos os segundos finais de semana de cada mês. A feira é gratuita e reúne atividades nas áreas da música, produtos criativos, moda, gastronomia, tecnologia, artes urbanas e muito mais. 

O evento faz parte do Projeto de Requalificação do Marco Zero de Manaus, desenvolvido pelo Instituto Amazônia. A edição deste final de semana (12 e 13) será dedicada ao Dia das Mães, com sorteios de 40 prêmios ao longo do evento. 

Publicidade
Publicidade