Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
FITNESS

Modalidades de treino e tecnologias prometem alto rendimento em menos tempo

O Xbody, que utiliza impulsos elétricos, caiu nas graças de atletas como Usain Bolt justamente pelo baixo risco de lesões, uma vez que ele não envolve o uso de pesos



vida0318-10f.jpg O HIIT pode ser combinado com outros treinos e modalidades de exercícios, como bicicleta, corrida e natação
18/12/2016 às 13:53

A correria diária muitas vezes é um dos principais empecilhos para quem gostaria de cuidar mais do corpo, seja frequentando uma academia ou praticando exercícios em casa. Algumas técnicas e equipamentos, porém, começam a aparecer com o objetivo de otimizar o tempo de treino e ainda assim garantir um rendimento à altura de várias horas de musculação e aeróbica. 

Uma dessas novidades é o Xbody, tecnologia de origem alemã que usa estímulos elétricos para potencializar o trabalho de cerca de 350 músculos. Assim, sessões de apenas 20 minutos, combinadas com agachamentos e flexões, equivalem a 1h30 de musculação. 

Queima de gordurinhas, correção de postura, combate à celulite e tonificação muscular estão entre os benefícios prometidos pelo aparelho, equipado com um colete de neoprene cheio de eletrodos que direcionam os impulsos elétricos para cada grupo de músculos. 

Intensidade

Uma das modalidades de treino rápido oferecidas pela Cia Athletica é o ClassHIIT, uma aula curta, prática e de alta intensidade. “Ela atinge o corpo inteiro, suprindo as necessidades de emagrecimento, fortalecimento e condicionamento”, explica Fred Rolim, professor de Educação Física da academia.

Segundo ele, o treino dura cerca de 20 minutos e pode ser feito com ou sem materiais de apoio, como barras, halteres e cones. “Fazemos primeiro um aquecimento, como uma aula qualquer, seguido de uma preparação técnica em que os alunos desenvolvem um protocolo de oito exercícios de maneira mais lenta. Em seguida, a sequência se torna mais pesada e puxada, com intervalos de 10 segundos. O princípio é esse: estímulos intensos com tempo de recuperação curto”.

Fred acrescenta que a tendência dos praticantes do ClassHIIT é que eles continuem queimando calorias mesmo após os exercícios. “Para iniciantes, é recomendável que as aulas não sejam diárias, para que o corpo tenha um período de descanso maior, ao contrário de quem já tem condicionamento melhor”.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.