Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
Vida

Monólogo apresenta releitura de Otelo, clássico shakespeariano

Espetáculo “Otelo Solo” ocorrerá duas vezes em Manaus, nos dias 08 e 15 de maio, no Teatro Éden do Espaço Cultural O Alienígena



1.jpg Este é o primeiro trabalho em tragédia e primeiro monólogo do veterano ator Arnoldo Chaves
05/05/2015 às 08:54

O público de Manaus poderá conferir novamente o monólogo “Otelo Solo”, que volta aos palcos este mês. Com texto do autor amazonense Zemaria Pinto, o espetáculo será apresentado nos próximos dias 08 e 15 de maio, no Teatro Éden do Espaço Cultural O Alienígena.

Com direção da encenadora e professora Nereide Santiago e atuação de Arnoldo Chaves, “Otelo Solo” é uma reflexão pós-desfecho de uma das tragédias mais contundentes do inglês William Shakespeare. Na peça de Zemaria Pinto, mostra o personagem depois dos acontecimentos que culminaram na tragédia do clássico.



Segundo o ator Arnoldo, o monólogo tem como proposta uma releitura em linguagem contemporânea. “Não é como no clássico. Aqui Otelo é um fantasma, um espectro, então nós apresentamos ele em um figurino mais atual, mas também surrado, sujo”, conta.

Na adaptação, o protagonista acorda em algum lugar e aos poucos vai recordando dos fatos anteriores à sua morte. “Otelo vai revivendo lembranças, fazendo uma análise e auto-análise da última noite fatídica”, diz o ator.

O espetáculo foi premiado no Programa de Apoio e Incentivo às Artes (Proarte/2011), do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura do Estado e teve sua estreia na cidade de Itacoatiara no ano de 2013, além de ter sido apresentado também no Cine Teatro Comandante Ventura, do Centro de Convivência do Idoso do bairro de Aparecida, no último ano.

Nova experiência

Arnoldo Chaves, que tem mais de vinte anos em experiência no teatro, afirma que este foi seu primeiro contato com o drama e tragédia, e por isso foi uma experiência desafiadora.

“Sempre trabalhei com comédia, então entrar nesse gênero é um desafio grande, com certeza. Além de ser a primeira vez que também faço um monólogo. Mas é também prazeroso, faço com muito amor”, afirma.

Quem quiser conferir, o monólogo será no Teatro Éden e os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.