Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
NO PRIMEIRO DIA DO ANO

Moradores da Aparecida entram em clima de Carnaval com o 'Bloco das Peruas'

Após partida de futebol, homens vestidos com roupas femininas passeiam pelas ruas do bairro espalhando alegria e diversão há pelo menos 30 anos



01/01/2018 às 19:56

Há pelo menos 30 anos um grupo de moradores do bairro Aparecida, na Zona sul de Manaus, mantém uma tradição: alguns homens se vestem com roupas femininas e passeiam pelas ruas do local espalhando alegria e diversão. Todos embalados ao som das marchinhas de carnaval. Esse é o bloco das ‘peruas’, que acontece, segundo os moradores, todo o dia 1º de janeiro.

Apesar do primeiro dia de 2018 ter ‘caído’ em uma segunda-feira, quem participou da festa não pareceu preocupado. Na verdade, segundo Fabrício Nascimento, vice-presidente da Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, há uma programação montada com antecedência. A festa começou do melhor jeito possível: através de uma partida de futebol. Alguns moradores flamenguistas desafiaram os vascaínos para um jogo, só que todos os jogadores estavam vestidos de mulher.

“Quando eles ‘se montavam’ era uma alegria contagiante. Alguns anos se passaram e alguns costumes foram perdendo a força, mas desde 2001, que nós voltamos a ativa com os jogos de flamengo e Vasco da Aparecida, durante a manhã, e em seguida, a festa”, disse.

Durante o passeio pelo bairro, conforme uma das coordenadoras da festa, Débora Cordeiro, vizinhos doam garrafas de vinho, dinheiro, ou qualquer tipo de ajuda que possa fazer com que a diversão se estenda.

“São cerca de 200 homens fantasiados de mulher, passeando pelas ruas do nosso bairro, e alguns chamam atenção pela fantasia. Muitos deles são pais de família, que são ‘transformados’ pelas próprias esposas. Como os vizinhos percebem que ainda se trata de uma brincadeira saudável e em família, muitos decidem doar alguma coisa”, disse.

Um desses doadores e morador da Aparecida por 40 anos é Ednaldo Athan, 55. Ele informou que já doou várias garrafas de vinho ao grupo de ‘peruas’ e participa da festa desde que foi criada pelo tio.

“É uma diversão diferente. As pessoas ficam na frente de casa, tomando uma cerveja e comendo churrasco, enquanto vemos a brincadeira dessa turma, embalados ao ritmo das marchinhas e outras canções que marcaram época. Não troco por nada”.

E quem se considera a ajudante oficial dessa ‘mulherada’ é a aposentada Eliana Paixão, 63, que também vive no bairro da Zona Sul, desde que nasceu. Além de emprestar os diversos adereços femininos, a maquiagem também fica por conta de Eliana. 

“Eu fico animada com essa época. É o melhor jeito de brindar a chegada de 2018. Com música, diversão e diversidade. Infelizmente, alguns brincantes não respeitam os limites, mesmo assim, a festa é considerada tranquila”, lamentou.

 A festa iniciou ás 16h com participação de bandas de carnaval, além do desfile das ‘peruas’, que são acomanhadas por um carro de som, que percorre as principais ruas do bairro e no entorno da praça bandeira branca.

Festa

Aos 37 anos, Robert Júnior, participa da festa desde que se mudou para o bairro, em 2014. De peruca azul, o membro da escola de samba a começou a frequentar um grupo de amigos e surgiu a ideia de participar desse ‘abre-alas’ do Carnaval. O autônomo estava com a esposa e o filho de 5 anos. 

“É divertido! Ainda mais que o amazonense passou por um 2017 difícil e nada melhor descontrair como método de esquecer os problemas do passado e focarcom força total para o novo ciclo. Além de brindar o carnaval, que é a nossa festa mais tradicional”, explicou.

O comerciante Fábio Silva, 41, pegou emprestado o vestido da esposa e comprou um ‘laçinho’ rosa no Centro de Manaus, dias antes da festa. Ele se preparou para brincar no bloco que já participa há 25 anos.

“Acima de tudo, nossa festa representa a união de um bairro que é tão tradicional na nossa cidade. Nós representamos a alegria para essas pessoas e sem preconceitos eu quero continuar me fantasiando. Dizer ‘oi’ para o ano novo é sempre sinônimo de diversão por aqui”, comentou.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.