Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
Vida

Mostra de cinema com temática de Direitos Humanos exibirá esta semana 40 filmes

Evento começa hoje e vai até sábado, dia 19, com filmes de temáticas ligadas a diversidade, a escravidão, formas de violência social e repressão política. Veja programação



1.jpg Cena do filme Abraço de Maré, de Victor Ciriaco, que conta o dia a dia de quem mora em um centro urbano atribulado
14/12/2015 às 16:44

Começa hoje (14) às 19h, no Teatro do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, (Caua), no Centro de Manaus, a 10ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo.

A Mostra Internacional acontecerá durante toda esta semana e finaliza no sábado (19). O evento contará com a exibição de 40 filmes com temáticas ligadas a diversidade, a escravidão, formas de violência social e repressão política.



Hoje a Mostra estreia com a exibição do filme de ficção “Numa Escola de Havana”, do diretor Ernesto Daranas, e que retrata o regime estudantil de cuba. A Mostra de Cinema está dividida na exibição de filmes em 4 categorias (Mostra Panorama, Crianças e Adolescente, Homenagem e Acessibilidade).

Para o produtor da Mostra no Amazonas, Chicão Fill da Amazon Film a Mostra é uma oportunidade de através do cinema levar a mensagem da igualdade de raças, gêneros e respeito a toda diversidade humana que existe no mundo. “A Amazon Film completou 5 anos de produção desta Mostra e nesse período podemos afirmar que o evento já se tornou parte do calendário do cinema em Manaus e a cada ano o público aumenta e esse é o papel social deste tipo de atividade: atingir o máximo de pessoas, em especial, toda a diversidade de pessoas que hoje tem nos direitos humanos uma janela para ser visto e respeitado”

Este ano entre os destaques de filmes da Mostra estão “Betinho – A Esperança Equilibrista”, “500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina” e “Encantados”. Veja a programação completa no site da mostra.

A Mostra é uma realização da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres e da Igualdade Racial em parceria com o Ministério da Cultura. Em Manaus a Mostra conta com a produção local da empresa cinematográfica Amazon Film e apoio do Centro de Artes da Universidade do Amazonas e Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania.

A proposta da Mostra é contribuir, por meio do cinema, para o desenvolvimento de uma sociedade baseada nos princípios da democracia, da cidadania e da justiça social. Criada em 2006 pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República a Mostra quer despertar no público o exercício da solidariedade e do respeito à diversidade.

*Com informações da assessoria de imprensa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.