Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Buzz

Motoristas de Manaus arriscam vida de crianças ao descumprir lei

Multas aplicadas este ano já somam metade do total das registradas ano passado



1.jpg Em Manaus, de janeiro a fevereiro de 2012, foram 240 multas; assento de elevação é indicado a crianças de 6 a 7 anos
07/03/2012 às 08:07

Nas ruas de Manaus, motoristas ainda descumprem a resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito, que  entrou em vigor dia 9 de junho de 2010 e estabelece o uso de cadeirinhas especiais para o transporte de crianças com menos de sete anos em veículos particulares. Na capital amazonense, de janeiro a fevereiro deste ano, 240 condutores já foram multados.

Somente nos dois primeiros meses de 2012, as multas registradas já equivalem à metade do total das ocorrências do ano passado. De janeiro a dezembro de 2011, 475 motoristas foram multados por transportarem crianças menores de sete anos sem as cadeirinhas.

Flagra
Na avenida Torquato Tapajós, Zona Norte de Manaus, considerada a via onde se registra o maior índice de acidentes de trânsito na cidade, pais ignoram os cuidados com os filhos pequenos e não temem infringir a lei. Durante 30 minutos, a reportagem de A CRÍTICA flagrou três condutores transportando crianças menores de dez anos sem o cinto de segurança e sem a cadeirinha especial.

Em um dos casos, o condutor de uma picape transportava um garoto, com aparência entre 5 e 7 anos, em pé, ao seu lado. Outra condutora transportava uma menina, com aparência de sete anos, no banco de trás e sem o assento de elevação, que é o recomendado para esta idade.

Uma condutora que se identificou apenas como Mara, estava transportando o sobrinho de 6 anos sem o assento de elevação e justificou que morava próximo do posto de gasolina onde  a criança foi flagrada sem os devidos cuidados. “Ele tem o assento, mas como viemos aqui rapidinho, não coloquei”, disse.

Embora alguns motoristas não tomem os cuidados necessários para garantir a segurança das crianças no trânsito, outros não deixam de lado essa atenção na hora de sair de carro.

“Não podemos deixar a segurança dos filhos à mercê da sorte. É preciso tomar todos os cuidados que estão ao nosso alcance”, disse o condutor Ribamar Gonçalo, 41.

Números
906 é o total de multas que já foram aplicadas de junho de 2010 até o dia 2 de março deste ano a motoristas que transportavam crianças menores de 7 anos sem a cadeirinha especial. O motorista notificado deve pagar uma multa no valor de R$191,54.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.