Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
Decoração

Designer desenvolve linhas de móveis para estimular o desenvolvimento da criança

A linha é baseada no método montessoriano e são assinadas por Hélio Miranda, da Arquitetando Kids



1087515.jpg Os móveis são atóxicos e possuem certificação FSC. (Fotos: Divulgação)
28/05/2016 às 17:48

Quando éramos criança só queríamos uma coisa: sermos livre! Não é mesmo? E o lugar que nos propicia essa sensação é o nosso quarto. Justamente por ser o nosso canto. Baseado no método montessoriano, o designer Hélio Miranda, da Arquitetando Kids, criou uma linha de móveis que estimulam o desenvolvimento, autonomia e a liberdade da criança.  

Desde muito cedo, Hélio conta  que foi envolvido com criações. “Comecei com esculturas. Estava à procura de algo que me satisfizesse. Foi quando resolvi, há cinco meses, criar os móveis baseados no método, observando o crescimento dos meus filhos”, conta o pai de Mônica, Pedro e Murilo.

Segundo ele, foi durante esse processo de observação que se atentou para um de seus filhos montar um quebra-cabeça em cima de uma mesa. “Nesse momento tive a ideia de criar móveis de encaixar, assim como o brinquedo... E que a criança pudesse participar desse momento de montagem”, relembra. E deu certo? “Como disse, meus filhos foram, e são até hoje, meus objetos de estudo. Sempre prezei pelo conforto e segurança. Então, fiz questão de testar com eles, e sim, deu certo”, afirma. 

Sobre os móveis

De acordo com o designer, o mobiliário é feito com compensado de certificação FSC (bom manejo florestal), com acabamento em verniz de alta resistência. “Os produtos são adequados para a idade e tamanho da criança. Fazem parte da linha: uma casinha; a mesinha legalzinha; caminha baixinha; torre e o dandando”, explica ele, destacando como os produtos foram bem aceitos pelos clientes. 

Os móveis têm em comum a facilidade de montar e desmontar. “A caminha baixa, por exemplo, foi feita para estimular a autonomia da criança, para que ela suba e desça na hora que quiser, pois fica a 15 cm do chão. O móvel pode ser usado no quarto do bebê que está prendendo a engatinhar, ou até de crianças mais velhas”, enfatiza. 

“O dandando é um carro para exercitar o ato de andar. A criança pode colocar seus brinquedos e empurrá-lo pela casa. Ele facilita o aprendizado”, destaca. “A torre, por exemplo, mede 80x80cm por 40 cm de profundidade, de fácil acesso às prateleiras. Ela possui uma arquitetura que evita cair por cima da criança, pois a maioria gosta de se pendurar nos móveis”, complementa. 

De um modo geral, a linha ajuda a criança a desenvolver a coordenação motora. “Não há idade certa para utilizar o método montessoriano. Geralmente é com crianças entre zero a dois anos. Mas não é uma regra. O ideal é prezar sempre pelo conforto dela”, finaliza.

O método Montessori  é um modelo educacional desenvolvido pela médica e educadora Maria Montessori. Caracteriza-se pela ênfase na indepêndencia, liberdade com limites e também pelo respeito com  desenvolvimento natural das habilidades físicas e sociais da  criança.

serviço

O que é:  Linha de móveis montessorianos 

Disponível: Na loja online da ArqKids

Quanto:  De R$ 300 a R$ 1.200

Contato:  (11) 3451- 6856

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.