Terça-feira, 04 de Agosto de 2020
BOI DA ESTRELA

Movimento Marujada restaura acervo de vídeos em plataforma digital

Material pioneiro, produzido ao longo de uma década, pode ser visto no canal de webTV da associação cultural



movimento_1234_DC290DB8-5DA6-4FE6-9130-79B68AD45340.jpg Foto: Divulgação
26/06/2020 às 19:24

O impacto da pandemia do novo coronavírus no mundo impõe novas formas de promover cultura e a mais popular tem sido a live – transmissões ao vivo pela internet, especialmente no YouTube. Produtivo na plataforma digital desde 2010, o Movimento Marujada pensou diferente e investiu o tempo da quarentena na restauração do pioneiro acervo de vídeos, produzido por seus colaboradores nos eventos socioculturais realizados em Parintins, Manaus e região metropolitana da capital.

Os colaboradores, que atuam de forma voluntária no registro de imagens, formam o Núcleo de Mídias Sociais, criado em 2012. O jornalista Keynes Breves, à época presidente do Movimento Marujada e criador do núcleo, destaca que o trabalho desenvolvido pela equipe inspira, até hoje, produções vistas em outras redes.



“Um trabalho pioneiro na divulgação do Festival de Parintins – especialmente o Boi Caprichoso – que semeou conteúdo cultural e descobriu torcedores pelos quatro cantos do Brasil e do mundo. Inovamos a presença da cultura de Parintins nas redes sociais, conectamos pessoas às nossas ações e desenvolvemos talentos que, hoje, despontam no mercado de trabalho em comunicação, gestão e diversas áreas”, conta Breves.

Atualmente vice-presidente, Breves coordena o Núcleo de Mídias Sociais com a também jornalista Marilza Mascarenhas. Além dos coordenadores, a equipe conta com seis colaboradores da área de comunicação, que produzem conteúdo em fotografia, design, social media, imprensa, rádio e TV.

Sócio fundador e atual presidente, Beto Vital destaca que a iniciativa dos colaboradores resgata a história do Movimento Marujada. “A TVMM tem um papel importantíssimo no resgate da nossa memória, reviver momentos e revisitar lugares por onde, ao longo dos últimos 32 anos, escrevemos nossa história”, disse.

Restauração

O trabalho de restauração foi desenvolvido nos últimos cinco meses, após o Núcleo de Mídias Sociais da associação, responsável pela produção dos conteúdos, constatar que o canal foi hackeado durante o hiato de eventos do final de 2019. “Assim que monitoramos uma queda incomum na repercussão do conteúdo do canal entre os inscritos e visitantes, constatamos sua violação. O primeiro impacto da perda foi desolador”, disse Roger Matos, social media e um dos produtores da TV Movimento Marujada.

A partir de conversas semanais, a equipe do Núcleo de Mídias Sociais iniciou a catalogação de material para restauração do conteúdo da TVMM. Apesar de algumas dificuldades pontuais, o resgate do acervo de vídeos seguiu promissor e o Movimento Marujada mobilizou o público espectador a restituir conteúdos baixados do canal original.

“A resposta superou as expectativas e possibilitou a recuperação integral de uma das nossas pioneiras produções”, disse Matos, referindo-se aos vídeos das coreografias 2012 do Boi-Bumbá Caprichoso, responsáveis pela maior audiência da TV Movimento Marujada em sua ‘primeira fase’ de atividade. Referência da produção, a coreografia da toada “Viva a Cultura Popular!” detinha marca superior a 163 mil visualizações – recorde para um vídeo de toada/boi-bumbá na plataforma.

Acervo

Além das coreografias do Boi Caprichoso, produzidas por três temporadas (2012, 2013 e 2016), a TV Movimento Marujada possui um acervo de raras e exclusivas imagens de eventos, que incluem artistas, músicos, compositores, coreógrafos e diversas personalidades da arte e parceiros nas ações socioculturais.

Outro destaque da TVMM é a ‘Saga Povo de Fé Azulado’. A série é um registro raro de histórias vividas por ilustres torcedores do Boi Caprichoso e, em sua primeira temporada, apresenta quatro episódios. “Uma nova temporada da Saga está em produção”, afirma o coordenador Keynes Breves.

Com mais de 120 vídeos publicados, a TV Movimento Marujada pode ser acessar pelo endereço http://www.youtube.com/movimentomarujada. Inscritos podem ativar as notificações de estreias de novos conteúdos no canal.

O presidente Beto Vital exalta a qualidade do trabalho da TV Movimento Marujada. “Acredito que o conteúdo acalenta e inspira sentimentos no torcedor do Boi Caprichoso até que possamos voltar a realizar nossos eventos”, finalizou.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.