Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
FOTOGRAFIA

Música clássica inspira exposições fotográficas em cartaz na capital

"Ensaio Lírico", de Bárbara Umbra e "Se este Piano Falasse", de Tácio Melo, podem ser vistas no Shopping Ponta Negra e Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam)



BV0125-4F_FB134A94-8BEE-4C5A-B824-E4FF3112A02A.jpg
(Foto: Barbara Umbra)
25/04/2019 às 14:41

A paixão pela música é a principal inspiração de duas exposições fotográficas inéditas na capital amazonense. Hoje, quinta-feira, 25 de abril, às 10h00, a exposição "Se este Piano Falasse" estreia no Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam). Amanhã, sexta-feira (26), é a vez do "Ensaio Lírico" encher os olhos dos visitantes do Shopping Ponta Negra.

Inspirada na vida e obra da primeira pianista do Estado do Amazonas, Celeste Ramos, a exposição fotográfica “Se esse piano falasse”, de autoria do fotógrafo e artista visual Tácio Melo, abrilhantará, a partir de hoje (25), o Museu da Imagem e do Som, no Palacete Providencial, situado na Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro.

A exposição é composta por 28 fotografias produzidas em parceria com as fotógrafas Selma Maia e Gisele Gomes, com participação da atriz, cantora e bailarina, Evelyn Félix, que representa a pianista Celeste Ramos. As obras recebem, ainda, a curadoria do professor e pesquisador, Otoni Mesquita.

Durante a abertura da exposição, uma mesa redonda comandada por Tácio Melo receberá convidados do cenário da fotografia do Amazonas para um bate papo sobre a experiência da produção e processo criativo sobre a história da obra da primeira pianista do estado do Amazonas.

"Celeste Ramos foi uma artista que contribuiu para o crescimento cultural da cidade e seu nome ficou apagado por mais de 100 anos. Por isso penso que ela mereça ter uma biografia divulgada. Existe em mim, a necessidade de desvendar mistérios, histórias e apresentar isso para o público e, acho que para uma cidade como a nossa, com muitas histórias, para ter grande valor, é preciso que o passado seja narrado da melhor forma possível. O turista, o visitante, os alunos de escolas públicas ou privadas merecem tem por direito ouvir, ler, ver e  saber sobre o passado da cidade", destaca Tácio.

A exposição fotográfica "Se este piano falasse" recebe a curadoria do professor, artista, pesquisador Otoni Mesquita, graduado em Comunicação Social- Jornalismo e em Gravura pela  Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e  fica em cartaz no Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam) localizado no Palacete Provincial da Praça Heliodoro Balbi- Centro no período de 25 de abril até 30 de Junho, de terça a sexta de 09h00 às 17h00 e no fim de semana, aos sábados e domingos de 09h00 às 14h00, com acesso gratuito.

Ensaio lírico

Outro destaque na capital é a exposição "Ensaio Lírico", que entra em cartaz na sexta-feira (26) no Shopping Ponta Negra. O projeto tem a função de abrir a programação da 22ª Festival Amazonas de Ópera.

Os sons, cores, paisagens sonoras são as referências do ensaio feito pela fotógrafa Bárbara Umbra com a participação da soprano lírica do festival Dhijana Nobre. O resultado são treze fotos que ilustram a magia e beleza do espetáculo.

"Realizamos o ensaio no ano passado e a fotos foram sendo trabalhadas desde então. No início do ano fizemos uma exposição no Casarão de Ideias com sete imagens e agora ela vai completa, com 13", destaca a fotógrafa Bárbara Umbra.

Diferente da exposição anterior, desta vez, as fotos serão impressas em tamanho grande. "Você pode se afastar da foto e consegue ver os detalhes, as fotos de corpo inteiro", completa a fotógrafa. Bárbara ainda afirma que a inspiração para os registros são obras de Cláudio Santoro, Vinícius de Moraes, Vicenzo Bellini e outros.

 

Serviço

O QUÊ: Abertura da Exposição Fotográfica “Se este piano falasse- Um conto sobre Celeste Ramos do artista visual Tácio Melo.

QUANDO:25 de Abril (Quinta- Feira), às 10h00 da Manhã.

ONDE:Museu da Imagem e do Som-  Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi, S/N, Centro.

QUANTO:Gratuito

 

Serviço

O QUÊ: Exposição Fotográfica "Ensaio lírico" de Bárbara Umbra

QUANDO: a partir de 26 de abril

ONDE: Avenida Coronel Teixeira, 5705 - Ponta Negra

ACESSO: Gratuito

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.