Sábado, 06 de Junho de 2020
lives

Música, espetáculos e documentários agitam agenda neste fim de semana

Artistas realizam lives culturais neste sábado (16) e domingo (17) com programação diversificada



Vila_Vagalume-_artistas_residentes-_foto_oficial_7A7FE5C0-C1B9-4279-9368-469FC6C84D41.jpeg Gestora do Vila Vagalume, Vivian Gramophone, participa de live sobre 'Espaços culturais na pandemia' Foto: Hudson Neris
16/05/2020 às 13:08

Diversos artistas amazonenses estão preparando lives culturais para o público ter opções de lazer, bem como permanecer em casa durante o fim de semana durante essa quarentena. Confira a agenda cultural que será realizada neste sábado (16) e domingo (17).

Sábado - 16/05



15h - "Miga, Sua Lôca" realiza evento em alusão ao dia internacional de luta contra LGBTfobia

Dia 17 de Maio é comemorado o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, uma data para celebrar a diversidade contra todos os tipos de preconceito — missão urgente no Brasil, considerado um dos países que mais discrimina e mata pessoas LGBTs no mundo.

A data é referência simbólica da luta pelos direitos LGBT, uma vez que coincide com o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como doença

E é nesta mesma perspectiva, buscando discutir e propor reflexões sobre o dia contra a LGBTFOBIA através da cultura e da arte que o 'Miga, sua Lôca"- - um movimento cultural LGBT, com caráter Cultural, Musical e Educacional, bastante atuante na cidade Manaus e no Amazonas, decidiu realizar o evento -Reconhecimento, Inclusão e Resistência.

Confira a programação das exibições: 

Sábado (16) - 15h - Documentário LGBT+  ‘’TUDO VAI FICAR BEM’’ ( RJ ) de Cleyton Santana, Beatriz Nonato e Ingrid Curityba; ‘’O SEGREDO DOS LÍRIOS’’(RS) direção de Brunna Kirsch e Cris Aldreyn e o documentário "RE-EXISTÊNCIA: Cotidiano e a Importância de Políticas Públicas’’, do Miga Sua Lôca, com direção de Graziela Praia, e gravação com as meninas da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (Assotram), Myrna Lisa, Joyce Lorrane, Rebeca Carvalho e a escritora Márcia Antonelli; e o Videoarte sobre a 'INPHERNO' que representa a cena queer underground de Manaus com Walter Juur e Rômulo Paixão.

Domingo (17) - Lançamento da campanha ‘’Reconhecimento, Inclusão e Resistência’’ com vídeos de pessoas LGBT+; e às 15h haverá o encontro online com o tema: "17 de Maio e o significado para a comunidade LGBT+." com Valery Sousa, ativista, militante nas causas LGBT+,administradora do projeto @transformamanaus; Sammy Soares, estudante de Geografia e pesquisadora; Rayane Dias, estudante de Biologia e divulgadora científica; Fran Martins, professor de artes cênicas, artista, produtor cultural e idealizador da  Mostra de Direitos  Humanos LGBT; Tainá Conde, psicóloga na @psicolocatainaconde, voluntária no @migasualocaculturadiversidade; Vanessa Monteiro, assistente social, ativista LGBT e a mediadora, Naty Veiga, produtora cultural, dj e produtora no projeto ‘’Miga,Sua Lôca!’’.

Plataformas no dia 16/05 - (https://www.facebook.com/migasualocaculturadiversidade/ /mobilizaculturaamazonas 

https://www.facebook.com/amazoniaonstage/ e webTV www.amazoniaonstage.com

Plataforma no dia 17/05 - https://meet.google.com/ (ID será disponibilizado nas mídias sociais do  /migasualocaculturadiversidade)

20h - Mobiliza Cultura Amazonas realiza live sobre "Espaços Culturais na Pandemia" 

Neste sábado (16), a partir das 20h00- horário de Manaus, o mobiliza Cultura Amazonas - movimento apartidário que contempla uma diversidade de agentes culturais, pesquisadores e trabalhadores da cultura engajados em pensar, debater, fiscalizar, propor e lutar pela elaboração e implementação de políticas públicas culturais para o estado do Amazonas, realiza a Live "Espaços Culturais na Pandemia".

A entrevistada deste sábado (16)  é Vivian Oliveira - cantora/vocalista da banda Gramophone  e gestora do espaço cultural, ' Vila Vagalume', em Manaus. A live tem por objetivo conversar com gestores de espaços culturais, para entender como eles estão lidando com a crise ocasionada pela Covid-19, quais os aspectos que mais os afetam e também refletir sobre o papel de todos nesse momento inédito que a sociedade amazonense está vivenciando.

21h - "Luso Acoustic" 

A partir das 21h (horário de Manaus), peloinstagram.com/cantorluso ocorre  a live "Luso Acoustic" que marca os 60 dias de distanciamento social voluntário, adotado pelo cantor e equipe, como forma cidadã e artística, de contribuir para a não proliferação do novo coronavírus, e também colaborar com o sistema de saúde da cidade,  que encontra-se em situação delicada, neste momento de pandemia de Covid-19. A transmissão será pelo instagram.com/cantorluso ou @cantorluso.

'Luso Acoustic' é o show que foi apresentado de janeiro de 2019 a março de 2020, no Teatro Gebes Medeiros,o projeto também  lhe rendeu dois importantes registros, o CD e DVD do projeto.

22h - "Jambu Vibes" anima a noite de sábado com set Amazônico e Ritmos Latinos 

A partir das 22h (horário de Manaus), ocorre a festa virtual "Jambú Vibes"- um projeto idealizado pelo 'Dj Vinnly',  que conta com a participação especial  do grupo Maroaga, de Maués. A Transmissão da live inicia será pelo instagram do espaço cultural Curupira Mãe do Mato (@curupiramaedomato). 

'Jambú Vibes' traz toda a diversidade musical do norte com ritmos que vão do carimbó, guitarrada, lambada, brega, música de beiradão (uma vertente mais instrumental da região cujo maior expoente é o lendário saxofonista Teixeira de Manaus) aos ritmos latinos como cumbia, salsa, merengue, mambo, rumba e boogaloo.

Além da discotecagem, a festa propõe uma imersão na cultura e festejos populares do interior do Amazonas através de apresentações de bandas regionais como o Grupo Maroaga - representantes da tradição e ritmo do Gambá de Maués em Manaus."Faremos uma live solidária destinando os recursos para o Parque das Tribos no Tarumã. Essa ação faz parte do movimento Banzeiro Solidário que pretende captar doações e recursos através de apresentações online para comunidades em vulnerabilidade em Manaus e no interior do Amazonas", afirma Vini Feder.

A festa Jambú Vibes é fruto da pesquisa e vivência musical do DJ e produtor Vinicius Feder, o 'DJ Vinnly' que após passar os últimos 4 anos em Manaus, garimpou diversos discos de vinil e de música regional.

Domingo - 17/05

10h - Ygor Saunier apresenta o 'Marabaixo' em live/aula sobre os ritmos Amazônicos

O músico, baterista e pesquisador dos ritmos amazônicos Ygor Saunier está realizando uma série chamada por ele de "Live/Aula" sobre os ritmos Amazônicos, em seu canal do youtube. Nesta série, Saunier compartilha todo seu acervo de pesquisa realizada nos últimos 10 anos sobre as manifestações musicais da Amazônia.

A série está indo para sua terceira edição e abordará, neste domingo (17) sobre o 'Marabaixo', uma manifestação tradicional e afro-amazônica, incidente nos quilombos do estado do Amapá.  Nesta edição, Ygor contará com participações especiais de entrevistas com músico Paulo Bastos, a cantora Patrícia Bastos e o mestre da tradição Adelson Preto, que são referência nos tambores e música Amapaense. 

As lives acontecem sempre aos domingos, às 11h (horário de Brasília) e 10h00- horário de Manaus. Segue abaixo o link para acesso da live: Link: https://youtu.be/RoAlLH9fkzo

16h -  "House Dance Class" agita o domingo com convidado nacional

A partir das 16h (horário de Manaus), e 17h (horário de Brasília), pelo www.youtube.com/vanderbare, ocorre a primeira  live  'House Dance Class', um projeto idealizado por Vanderlan Santos- que é Licenciado em Dança pela UEA. Break Dance (Bboy), Professor, Coreógrafo e Intérprete em dança urbana, e diretor da companhia 'Fragmento de Rua'. 

O foco da live é nas danças urbanas, e o convidado é o artista e dançarino, com carreira nacional, Hugo Campos, que irá dar dicas de treino, fundamentos, além de  compartilhar suas experiências e técnicas com o público, em tempo real.

16h - Gil Valente

O cantor e compositor realiza uma live com muita música e bate-papo pela fanpage: www.facebook.com/gilvalenteoficial. Em carreira solo, seus shows são marcados pelo intimismo que o formato  "voz e violão" proporcionam e também por canções da Música Popular Brasileira e Música Regional, que resultam na singularidade de suas interpretações e particularidade das suas composições. A colaboração com o trabalho do cantor é consciente: (Itaú / AG: 1410 / CC: 08343-8) e (Bradesco / AG: 2396 / CC: 00311654-7).

Ao longo da sua trajetória na música, Gil reúne experiências em festivais de música e participações como cantor em bandas consagradas no Amazonas, como "Os Embaixadores", "Banda Órion" e "Impacto". Hoje, com 29 anos de carreira- Gil Valente tem em seu repertório autoral, grandes sucessos, como: "Cena Rural","De fino trato","índios Urbanos", "Motim","Peça Hilária","Lendário Calendário Maia" e "Summer Day". 

21h - 'Rito de Passagem' é o espetáculo do Festival PAN Norte 2020

A partir das 21h00 (horário de Manaus), ocorre a exibição do espetáculo de dança "Rito de Passagem" da companhia índios.com, pelo Festival Online - Potência das Artes do Norte- PAN 2020 - um projeto idealizado pela artista e produtora cultural, Ana Oliveira, que celebra e promove as artes produzidas na região Norte.

O ingresso para assistir ao espetáculo é digital e pode ser adquirido pelo através do link: bit.ly/BilheteriaOnlPAN

O espetáculo - " Rito de Passagem" é interpretado por Yara Costa,  fala de ciclos de mulheres amazônidas, e foi sendo elaborado a partir de referências próprias e vivências com comunidades indígenas: "No rito de passagem, existem muitas imagens. A primeira delas,  é da minha própria mãe que foi trabalhadora de juta no interior do Amazonas, costureira e professora. A partir das minhas vivências com comunidades indígenas, foram surgindo também novas imagens. E todas elas (as imagens) falam desses corpos que chamo de "corpos da floresta", aqueles que estão na invisibilidade, que são os primeiros excluídos ou sequer lembrados nas tomadas de decisões do sistema capitalista/neoliberal", afirma Yara Costa.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.