Domingo, 31 de Maio de 2020
interação

Música para criançada e literatura movimentam as lives nesta quinta (14)

Repertório vai do erudito ao popular e os pais ainda vão ter acesso a jogos que podem ser feitos em casa



WhatsApp_Image_2020-05-13_at_23.22.11_D4DB4109-051D-412F-AB8C-C2D301EE077B.jpeg Caroline Caregnato é professora da UEA e comanda a live com repertório infantil (Foto: divulgação)
14/05/2020 às 01:22

17h - A literatura como um instrumento de democracia 

Nesta quinta (14), a partir das 17h00- horário de Manaus, o escritor Amazonense, Jan Santos, realiza a live "a literatura como um instrumento de democracia" pelo instagram do movimento Mobiliza Cultura Amazonas, que é um  movimento apartidário que contempla uma diversidade de agentes culturais, pesquisadores e trabalhadores da cultura engajados em pensar, debater, fiscalizar, propor e lutar pela elaboração e  implementação de políticas públicas culturais para o estado do Amazonas.



"Falar de literatura como instrumento de democracia é falar de nossa liberdade enquanto cidadãos, de exercer um direito humano fundamental, de transformar nossas crenças, posições e sensibilidades em nossa maneira de se colocar no mundo por meio da arte da Palavra." e complementa: "Quando autonomia das artes é ameaçada por um contexto político hostil, a própria democracia é ameaçada. Cabe às linguagens artísticas, então, se posicionarem, apropriando-se de consciência de que não são simplesmente ferramentas de expressão, mas de cidadania.Não existe tempo certo ou errado para escritores e leitores defenderem seu lugar no mundo, então precisamos discutir sobre como fazer isso da forma mais consciente possível." afirma, Jan.

Jan Santos é escritor de Fantasia, com livros publicados desde 2013. Suas obras mais recentes, "O dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas" (2019) e "O livro do rio" (a ser lançado), foram ambas vencedoras do Prêmio Manaus de Conexões Culturais, pelo qual Jan realiza oficinas sobre escrita e publicação independente. É  mestrando em Estudos Literários pela UFAM e atua como Professor de Língua Portuguesa.
 
A transmissão será às 17h00- horário de Manaus pelo instagram do movimento mobiliza cultura amazonas pelo instagram/com/mobilizaculturaamazonas ou @mobilizaculturaamazonas

19h - "UEA em Casa- Live Music 2020"  

Nesta quinta (14), o "UEA em Casa Live Music" será voltado para crianças e suas famílias e a apresentação musical estará a cargo da professora Caroline Caregnato. "A proposta da live é levar música para dentro das casas, mas considerando que as crianças são um público especial, que não apreciam um concerto, por exemplo, sentadas e em silêncio, me dediquei a pensar em uma forma de despertar o interesse da meninada, colocando-os para fazer música ao vivo, em simultâneo com a transmissão", afirma Caregnato.
 
Sobre o repertório, a professora Caroline adianta: "o repertório da noite vai do erudito ao popular, e de quebra os pais ainda vão ter acesso a jogos e atividades musicais, que podem ser feitos em casa durante a quarentena." Caroline Caregnato é professora da UEA do Curso de Música e do Mestrado de Letras e Artes. Ela é doutora em Música e coordena o Laboratório de Cognição e Educação Musical da UEA, onde realiza atividades de extensão e de pesquisa, envolvendo o público infantil.
 
Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a iniciativa do projeto "UEA Em Casa- Live Music 2020" é para que a comunidade e a população do Amazonas e de outros estados do país e do mundo, descubra a música que é produzida pela Universidade do Estado do Amazonas, principalmente, neste momento de pandemia de Covid-19, onde a principal ferramenta de comunicação e divulgação tem sido as lives promovidas na internet. 

"Eu tive a ideia do UEA Em Casa live Music 2020, quando  assisti uma live do Nando Reis. Imaginei que essa live seria uma coisa muito legal, muito impactante, pelo momento que nós estamos vivendo, momento em que a gente incentiva que as pessoas façam o isolamento social em casa, e que a UEA pode adentrar aos lares das pessoas, e dizer quem nós somos, o que significa essa nossa Universidade, e sobretudo qual é o papel da música na vida das pessoas a relevância do curso de música, dos seus professores e alunos da Universidade do Estado do Amazonas. Sem contar na oportunidade  dos professores de falarem para um grande público, divulgarem os seus trabalhos e se comunicarem através de uma linguagem muito atual na internet, que são as lives", afirma o Reitor Cleinaldo Costa.

A transmissão da live, desta quinta (14) com a professora Caroline Caregnato, inicia às 19h - horário de Manaus, pelo canal do YouTube do Telessaúde e no perfil do Instagram da UEA, que é @ueaamazonas. O "UEA em Casa- Live Music 2o2o" segue nesta sexta (15), com  a apresentação do músico Ênio Prieto, saxofonista, maestro e fundador da Orquestra de Beiradão do Amazonas (OBA).
 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.