Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
Colônia de férias ocorre até o próximo dia 23 para receber a criançada
publicidade
publicidade

Vida

Na colônia de férias da Usina Chaminé, crianças aprendem a reciclar materiais

Entre as diversas atividades oferecidas no Centro Cultural Usina Chaminé está a oficina de reciclagem, que promove a criação de brinquedos feitos a partir de material reciclável


16/01/2016 às 12:10

Um lugar onde se aprende desde criança a importância da reciclagem para o meio ambiente e onde se ensina de que forma os materiais que iriam parar no lixo podem ser reaproveitados. Estamos falando do Centro Cultural Usina Chaminé, na avenida Lourenço Braga - a Manaus Moderna” -, Centro, que até o próximo dia 23 estará de portas abertas para receber a criançada nesse período da Colônia de Férias.

Entre as diversas atividades oferecidas às crianças está a “Oficina de Reciclagem”, que promove a criação de brinquedos feitos a partir de material reciclável. “Além de ensinar a fazer os brinquedos, nós também mostramos a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e as crianças saem aprendendo sobre tudo que se pode reciclar”, conta a ministrante da oficina Edna Gomes.

No local, o rolo de papel higiênico pode se transformar em carrinho; a garrafa PET em porta treco; o palito de picolé em aviãozinho; a caixa de leite vira uma  bolsa ou porta moeda; a forma de ovos dá  vida a uma centopeia de brinquedo; revistinhas são transformadas em abajur e um simples carretel vira uma mesinha de jogo de chá. Essas são apenas algumas das possibilidades de transformação do lixo reciclado, conta Edna.

“Trabalhamos um tema em cada oficina e produzimos os brinquedos de acordo com o assunto da vez, que é escolhido conforme a faixa etária das crianças que irão participar da brincadeira. Nosso objetivo é conscientizar os pequenos sobre os cuidados com o meio ambiente. E eles acabam ensinando para seus pais a não jogarem o lixo que pode ser reciclado, como eles viram na oficina”.

Outras atividades
Além da oficina de reciclagem, o Centro Cultural Usina Chaminé conta ainda com uma programação cultural que envolve exibição de filmes, teatro de fantoches, brincadeiras tradicionais e atividades que incentivam a leitura. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e no sábado, de 9h às 13h, com entrada gratuita.

Porém, as atividades de férias na Usina Chaminé se encerram no próximo dia 23, com a distribuição de lembranças, guloseimas e brinquedos reciclados para a garotada, além de muitas estripulias e animação com show de palhaços.
Após esse período, o local entrará em recesso e volta a funcionar novamente em março, com muitas novidades, conforme a diretora do departamento de Centros Culturais da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Ângela Simões.

publicidade

Iniciativa
A ideia de ter uma “oficina de reciclagem” na Usina Chaminé surgiu em 2014, mas as ações se intensificaram somente em 2015. A oficina nasceu da necessidade de desenvolver mais atividades para as crianças que frequentam o espaço. Mas uma funcionária (Edna Gomes) se descobriu artista –  ela trabalhava no setor administrativo da SEC – e começou a investir na área e a ensinar as crianças a preservar o meio ambiente através da reciclagem.

publicidade
publicidade
'Aula Digital' apresenta primeiros resultados e chegará a mais escolas neste ano
Adesão à greve na Educação chega a 60% dos municípios, diz Sinteam
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.