Publicidade
Entretenimento
ARQUITETURA

Na varanda: veja como esse espaço da casa pode ser explorado de inúmeras formas

A varanda, quando bem explorada, acaba se tornando aquele ambiente favorito da residência, ótimo para receber amigos e familiares, diz arquiteta 09/10/2016 às 05:00 - Atualizado em 10/10/2016 às 17:27
Show vida0309 12f
Na capital, a arquiteta Ingrid Ferreira, proprietária da If Arquitetura e Interiores exemplifica alguns modelos de projetos autorais, executados em Manaus
Alexandre Pequeno Manaus

Ouvir uma música, ler, ou colocar a conversa em dia são ótimos pretextos para ficar na varanda da casa ou apartamento. Em meio a tradição das varandas através dos séculos, uma nova ideia está presente nos novos empreendimentos imobiliários: a chamada varanda gourmet. O espaço pode ser explorado e aproveitado de inúmeras formas, como área de lazer com churrasqueira, bancada com cooktop, adegas, lareiras, cantinho para as crianças, sala de jogos ou de música e em muitos casos, torna-se uma extensão da sala ou cozinha, o que é muito comum.

De acordo com a arquiteta Érica Salguero, que comanda o Escritório Erica Salguero Arquitetura e Decoração em São Paulo, ressalta as qualidades do ambiente. “A varanda, quando bem explorada, acaba se tornando aquele ambiente favorito da casa, ótimo para receber amigos e familiares”.

A arquiteta ainda reforça que investir em móveis confortáveis e iluminação adequada, são essenciais para criar uma atmosfera aconchegante e um ambiente de relaxamento e refúgio. Independentemente do tamanho da varanda, é possível usar a criatividade para inovar aproveitar o espaço da melhor forma possível. “No verão é possível ter um espaço fresco, com boa ventilação e luz natural, no inverno, as lareiras são uma ótima opção para criar um ambiente quentinho! Há quem prefira investir em uma horta, são diversas possibilidades”, explica Érica.

Na capital, a arquiteta Ingrid Ferreira, proprietária da If Arquitetura e Interiores exemplifica alguns modelos de projetos autorais, executados em Manaus.

Varanda Rock

Varanda que foge ao convencional onde a proposta é um espaço temático com bar e home usando tecnologia de sistema de som e trazendo um pouco da atmosfera de um Pub pra dentro do apartamento de um amante do rock.

Varanda Moderna

Proposta aconchegante para uma varanda super generosa...onde o espaço pode ser desfrutado pelos amigos e toda família tanto na área gourmet (que além da bancada para bebidas a apoio da churrasqueira também recebeu uma mesa estilosa e rustica contrastando com o toque moderno de alguns acabamentos e mobiliário) e o espaço home ( com tv reversível para as poltronas e mesa de jogos). A varanda conta também com recursos de automação que vão desde as cortinas motorizadas ao sistema de aúdio e video, integrados com a área de estar e home theater do imóvel.

Varanda Winebar

Nesse espaço a proposta foi dar um ar mais sofisticado e acolhedor utilizando materiais mais personalizados (marmoraria em travertino e marcenaria em laminas de madeira natural) e toda estrutura necessária à uma degustação de vinhos e um bom papo. E para os amantes de tecnologia essa varanda também possui todo um sistema de automação que vai desde a tv que mais parece um painel de espelho... como ao sistema de som em alta definição.

Varanda Cool

Essa varanda tem uma proposta dupla que é: reunir a família em torno da mesa que tem uma proposta despojada em contraste com a modernidade do preto e a rusticidade dos acabamentos da churrasqueira..... e um espaço mais intimista onde temos um "estar home" personalizado em tons suaves e aconchegantes feito especialmente para a matriarca da família onde o desejo era um espaço relaxante e de leitura onde também pudesse receber as amigas para um café e um bom papo!!!

Publicidade
Publicidade