Publicidade
Entretenimento
Vida

Nathália Timberg emociona público no Teatro Amazonas

Abertura do 10º Festival de Teatro da Amazônia foi marcado pelo monólogo da atriz, intitulado "Paixões". Evento segue para o município de Itacoatiara com espetáculos e programação paralela 14/10/2013 às 20:47
Show 1
Atriz Nathália Timberg abre Festival de Teatro da Amazônia
acritica.com* Manaus (AM)

Em um verdadeiro concerto de palavras, como bem definiu o espetáculo que interpreta, Nathália Timberg emocionou o público do Teatro Amazonas com “Paixão”, monólogo na abertura do 10º  Festival de Teatro da Amazônia (FTA), realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

Com direção de Wolf Maia, texto de Betty Milan e música de Júlio Medaglia, o espetáculo passeia por poemas de autores brasileiros e, como um interlúdio, constrói uma narrativa única com o fragmentos  desses textos.  “É um verdadeiro concerto de palavras! Resgata a cultura da nossa língua, hoje mutilada, celebra a literatura brasileira e buscar estimular o prazer de ouvir”, descreveu a atriz.

Após a apresentação, Nathália Timberg foi homenageada e recebeu no palco uma placa que fixa o seu nome ao lado de outros grandes nomes das artes brasileira e internacional que já passaram pelo palco do Teatro Amazonas.

“Muito feliz de estar no palco do Teatro Amazonas, uma casa que sempre ouvir falar muito bem e que me causava grande ansiedade. Poder me apresentar e ainda ser homenageada é um grande privilégio”, conclui.

A abertura com o espetáculo “Paixão” marca o início da programação da décima edição do Festival de Teatro da Amazônia, que esse ano ocorre até o próximo dia 25 de outubro, no município de de Itacoatiara com apresentações de quatro espetáculos nacionais e dez amazonenses, sendo o encerramento com a peça “Dentro da Noite”, dirigida pelo cantor Ney Matogrosso.

Para o secretario de Cultura, Robério Braga, a expectativa para o FTA no interior é muito grande e estimulante. “Muito feliz em  ver mais um Festival sendo realizado no interior. Só quem tem a ganhar com isso são os profissionais do teatro, que vão aprender muito com esse processo, e o público, que poderá assistir espetáculos com qualidade, como o proporcionado pela Nathália”, afirma.

Programação acadêmica

O 10º FTA também apresenta programação acadêmica com 12 atividades entre oficinas, palestras, convivências e workshops. Programação que se espalha pelos espaços culturais de Itacoatiara e, que fomentam e promovem o desenvolvimento de atores e produtores ligados ao cenário do teatro no Amazonas.

“Essa edição comemorativa de uma década resgata o vigor das primeiras edições do FTA. Não só por ir ao interior, mas por pensar o evento como um todo, principalmente no que diz respeito a política pública de descentralização da cultura”, pontua Dougla Rogrigues, membro da Comissão Organizadora do FTA e Fetam. “Ele não apresenta somente espetáculos de teatro, mas traz essa proposta de formação da cadeia produtiva e criativa do teatro”, finaliza.

Publicidade
Publicidade