Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
Vida

Nizan Guanaes estreia coluna em A CRÍTICA nesta terça-feira (12)

Publicitário cabeça do Grupo ABC escreverá a cada duas terças a partir de amanhã 



1.jpg Nizan Guanaes
11/05/2015 às 11:34

Quando se pensa em Nizan Guanaes, sócio-fundador do grupo ABC composto por 14 agências nas áreas de publicidade em vários locais do mundo, logo vem à mente a figura de um workaholic. O magnata da comunicação trabalha bastante, sim. Mas tão importante quanto sua atribulada rotina de labuta é a possibilidade de se desligar de tudo e levar “olhos para passear e o corpo para se exercitar”. Assim, ele diz surgirem os melhores temas para sua coluna que estreia amanhã (12) no caderno A do jornal A CRÍTICA.

Seus textos já fazem parte a seção “Mercado” da Folha de S. Paulo e agora estarão disponíveis diretamente para os leitores de A CRÍTICA. Assim como no veículo paulista, a coluna será publicada todas as terças-feiras a cada duas semanas.

Não pense que por carregar consigo o signo de grande empresário, Guanaes se restringe a assuntos burocráticos, laborais ou políticos. Leitor voraz e de inteligência ímpar, em verdade, ele é capaz de transitar pelos mais variados temas - e gosta mesmo de inspirar seus leitores.

“Eu amo jornal, mas acho que às vezes eles focam demais naquilo que as pessoas não querem ler, no que não faz parte da vida delas. Esses assuntos eu evito. Eu quero falar da nossa vida e do que a impacta, e inspirar as pessoas a fazerem coisas inspiradoras”, afirmou em entrevista à reportagem.

As ideias para a coluna sempre começam com rabiscos à mão, os quais são passados posteriormente para o computador. “Nascem artesanais antes de irem para a letra fria das máquinas”, diz o empresário. As inspirações, por si, vêm de todos os lados e de diversas pessoas, já que Nizan Guanaes é um cidadão do mundo. Casado com a editora de estilo da Vogue Brasil, Donata Meirelles, e “paidrasto” da it blogueira Helena Bordon, não é nem preciso esclarecer o quão ampla é a sua rede de relacionamentos.

“Estou de olhos e ouvidos sempre abertos e leio muito jornal. Minhas fontes de ideias são a vida e os outros. Tenho enorme interesse pelas pessoas e pelo que elas fazem. É dessa atenção a tudo o que acontece em nossa volta e também dentro de mim que vem a inspiração”, resume, esclarecendo sobre o objetivo de sua escrita.

“A pretensão da coluna é ler o presente e antecipar o futuro, sempre de olho nas novas tendências da comunicação e da vida”.

Equilíbrio

As (muitas) responsabilidades diárias de Nizan Guanaes enquanto um dos cabeças do Grupo ABC não lhe impedem de seguir estilo de vida saudável tanto para a cabeça como para o corpo. O empresário frisa que já foi bastante viciado em trabalho, no entanto, hoje acredita ainda mais no poder do equilíbrio e incentiva as pessoas a não se prenderem apenas a uma mecânica rotina laboral.

“Aprendi com grandes empresários e grandes amigos que a gente precisa levar os olhos para passear e o corpo para se exercitar. Isso inclusive ajuda mais o trabalho do que trabalhar sem parar”, ensina. E mais lições de ouro do magnata vem por aí, a contar de amanhã.

Três perguntas: Nizan Guanaes, publicitário e empresário

Como anda sua rotina de leitura? O que está lendo no momento?

Leio muito e adoro biografias de grandes homens. No momento, estou lendo “How Google Works”, do Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg, que é fascinante.

Se pudesse mudar alguma coisa na sua rotina, o faria? Se sim, o que?

Abriria mais tempo em minha agenda para me exercitar e viajar.

Qual é a última coisa você faz antes de dormir?

Eu rezo antes de dormir. Rezo pra todos os meus santos. Afinal eu sou católico, apostólico, baiano.

Perfil: Nizan Guanaes

Experiência: É um dos 21 influenciadores globais sobre mídia e marketing segundo a Advertising Age. A Fast Company lhe classificou co-mo uma das “100 pessoas mais criativas nos negócios”. Nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes pelo Financial Times.


Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.