Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
SÉTIMA ARTE

No Dia do Documentário Brasileiro, cineastas amazonenses indicam filmes imperdíveis

Data comemorativa é uma homenagem ao cineasta Olney São Paulo, nascido no dia 7 de agosto



1--h-jfcIAd_UaD8EeDUnINg.jpeg O premiado "Olmo e a gaivota", de Petra Costa
07/08/2016 às 15:31

“Ao contrário da frase famosa, acredito que, vistos de perto, todos são normais. É mais verdadeiro e mais trágico”. A frase é do cineasta Eduardo Coutinho, dita à época do lançamento de “Edifício Master”, seu elogiado documentário sobre os moradores de um prédio em Copacabana. E no Dia do Documentário Brasileiro, comemorado neste domingo (7), a reportagem faz uma homenagem a essa arte de captar o que há de verdadeiro e trágico no cotidiano. Para isso, pedimos que três realizadores audiovisuais amazonenses indicassem filmes ou documentaristas que merecem entrar no radar dos cinéfilos.

Para Allan Gomes, diretor do curta de ficção “Gritos da noite”, os documentários produzidos no País estão entre os melhores do mundo. “Temos tantas boas obras ao longo de nossa história que já influenciamos definitivamente essa linguagem”, opina. Uma boa fonte para a descoberta de novos filmes, segundo indicação dele, é o festival É Tudo Verdade, uma referência internacional no gênero.



A diretora Christiane Garcia, que está produzindo duas séries documentais, considera que “Cabra marcado para morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, é um clássico que sempre merece ser revisitado. “O Coutinho foi um grande mestre, que soube como poucos narrar a vida de pessoas excluídas, diz ela.

“‘Cabra marcado’ me impressionou pelo fato do diretor e sua equipe terem se tornado, involuntariamente, personagens do próprio filme. A ficção tornou-se realidade, dando início a outro gênero cinematográfico, que o Coutinho dominou durante toda sua carreira”. Confira mais indicações:

Allan Gomes

Allan destaca o trabalho do cineasta Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha. Há alguns meses, Eryk levou o prêmio Olho de Ouro do Festival de Cannes pelo filme “Cinema Novo”, um ensaio poético sobre o movimento lançado, dentre outros, pelo pai dele nos anos 60. Para Allan, outra trajetória que vale acompanhar é a do amazonense Aldemar Matias. “Ele foi estudar em Cuba e fez mais dois curtas documentários de bastante folêgo: ‘El inimigo’ sobre o combate ao aedes aegipty em Havana, e ‘When I get home’, que é meu trabalho preferido dele, sobre a rotina doméstica de um casal de homens de 60 anos na capital cubana”.

Christiane Garcia

A diretora cita também o trabalho da carioca Sandra Werneck, que costuma se debruçar sobre dramas sociais relacionados à infância e à adolescência. Christiane destaca o documentário “Meninas” (2006), que acompanha a gravidez precoce de três adolescentes vindas de famílias de baixa renda. “Esse filme chama a minha atenção a atenção pela forma profunda e pela riqueza de detalhes com que a diretora aborda essa realidade. Uma edição de texto muito competente que abre espaço para importantes reflexões também no subsolo do filme”.

Aldemar Matias

“Talvez por morar há muitos anos na Espanha, Sergio Oksman não é tão conhecido no Brasil como deveria. É um diretor que conduz o espectador em boas e meticulosas mãos. Dá pra notar que cada frame é exaustivamente pensado e nenhuma decisão foi tomada por acaso. Seu último filme, ‘O Futebol’, ganhador do É Tudo Verdade, constrói a relação de Sergio com seu pai e usa a Copa de 2014 para contar a história. É um mestre em usar ferramentas da ficção no documentário”.

Realidade versus ficção 

A dica do A Crítica é a diretora Petra Costa (foto), que despontou em 2012 com o premiado “Elena” e ainda colhe os louros de seu lançamento mais recente, “Olmo e a gaivota” (2014), em codireção com a dinamarquesa Lea Glob. Explorando o limite entre ficção e realidade, uma questão sempre instigante dentro do gênero, o filme acompanha a gravidez de uma atriz de teatro. “Em meus filmes, busco criar uma arqueologia de afetos, tentando chegar a níveis profundos de emoções impalpáveis”, comenta Petra.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.