Publicidade
Entretenimento
Vida

No Paço Municipal da Liberdade, I Mostra Manaus de Artes Visuais completa um mês de exposição

Promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a mostra segue aberta ao público durante todo o mês de maio, até o encerramento em 13 de junho 16/05/2015 às 12:41
Show 1
Mais de 1,7 mil pessoas também já visitaram o Paço da Liberdade desde janeiro deste ano
acritica.com Manaus,AM

Em cartaz no Paço da Liberdade, no Centro Histórico da cidade, a I Mostra Manaus de Artes Visuais já atraiu mais de mil visitantes ao espaço em apenas um mês de exposição. 

Durante a abertura, no último dia 15 de abril, mais de 400 pessoas passaram pelo local. Promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a mostra segue aberta ao público durante todo o mês de maio, até o encerramento em 13 de junho.

"É um sucesso podermos comemorar mais de mil pessoas entre estudantes, universitários e o público em geral que passaram pelo Paço da Liberdade para prestigiar os trabalhos. A mostra também valoriza artistas da nova geração e ficará em cartaz por mais um mês", declarou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula. 

O secretário também ressalta que nos dias 30 e 31 de maio a mostra funcionará no período noturno dentro da programação do projeto Passo a Paço, que envolve diversas manifestações artístico-culturais.

Reunindo 14 obras de diversas vertentes artísticas, que vão desde as artes plásticas e a escultura até a videoarte e a instalação, a mostra é resultado do Edital Prêmio Manaus de Artes Visuais, lançado em 2014 pela Manauscult. Hadna Abreu, Darlan Guedes, Evaldo Vasconcelos, Sarah Farias, Francisco Rider, Keila Serruya, Fabiano Barros, Afrânio Santos, Monik Ventilari, Paulo Trindade, Priscila Pinto, Diego Janatã e o Coletivo Paxiúba são os artistas contemplados pelo edital que compõem a exposição, sob a curadoria do artista plástico Aníbal Turenko Beça, e tendo a experimentação como ponto em comum.

Além das obras em exposição, a mostra também inclui performances em sua programação. Na noite de abertura, Francisco Rider, Priscila Pinto, Fabiano Barros e o Coletivo Paxiúba interagiram com o público. Já no dia 28 de abril, o performer Francisco Rider dialogou com o entorno da Praça Dom Pedro I, em frente ao Paço da Liberdade, através da apresentação “Reservoir”. Novas apresentações devem ser divulgadas em breve.


Paço da Liberdade

Mais de 1,7 mil pessoas também já visitaram o Paço da Liberdade desde janeiro deste ano. A partir de abril, o espaço passou a funcionar também aos sábados, de 9h às 14h, se consolidando como mais uma opção nos roteiros culturais e turísticos durante o fim de semana.

Além da Mostra Manaus de Artes Visuais, o prédio também abriga duas exposições de longa duração, como a Coleção Thiago de Mello e a Pedra Fundamental da Pinacoteca Municipal, e uma exposição permanente, que compreende a arqueologia do lugar.

Agendamento

Desde fevereiro deste ano, o Paço também oferece tours interativos para escolas públicas e privadas, apresentando a história do local e as manifestações culturais e artísticas presentes.Para marcar uma visita, as instituições devem entrar em contato com a coordenação do espaço de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, pelo telefone (92) 3622-4991 ou pelo e-mail paco.museu@gmail.com.

Os tours devem incluir professores das áreas de história, arqueologia ou artes nos grupos para acompanhamento dos alunos.

*Com informações da assessoria de imprensa


Publicidade
Publicidade