Publicidade
Entretenimento
Vida

'Nocaute' de risos com Marcelo Mansfield em Manaus neste sábado (18)

Um dos primeiros humoristas a implantar o estilo no Brasil, Mansfield se mostra feliz de voltar a Manaus 14/05/2013 às 09:48
Show 1
No espetáculo deste sábado, Mansfield fala sobre experiências pessoais com toques de humor
Loyana Camelo Manaus, AM

A adrenalina de arrancar risos de plateias diversificadas, e muitas vezes, exigente, é um desafio que Marcelo Mansfield tira de letra. Um dos precursores da stand up comedy no Brasil, com quase três décadas de experiência, Mansfield visita Manaus novamente com “Nocaute”, ávido para encontrar o público que lhe recebeu tão bem da primeira vez em que esteve aqui.

O espetáculo, escrito em 2008, reúne um amálgama de experiências do próprio Mansfield, tanto sob os holofotes como nos bastidores. O roteiro personalíssimo coloca o artista em posição vulnerável, crua, à gosto da plateia. “Falo muito de mim, da minha família, casamento, viagens, turnê. O nocaute é em mim mesmo, o fato de eu me desconstruir publicamente”, explicou.

É a segunda vez que “Nocaute” vem à capital amazonense. Da primeira apresentação, em meados de 2010, Mansfield só guarda boas lembranças. “Foi um público sonho de qualquer comediante. Eu tinha ido a Manaus com a “Terça Insana” uns três anos antes e a galera migrou para me ver solo. Me senti querido. Naquela época ainda estava aprendendo a usar o Facebook, daí quando cheguei em casa, vi vários convites de amizade novos. Pensei: ‘é, acho a apresentação foi bem sucedida mesmo’”, diz.

A comédia feita por Marcelo Mansfield bebe na fonte do stand up comedy de raiz feito nos Estados Unidos, onde o comediante morou nos anos 80. Quando voltou para o Brasil, trouxe o gênero para cá adaptando-o à sagacidade brasileira - coisa que, segundo o humorista, com as devidas exceções, é um pouco raro por lá.

“A grande massa dos comediantes americanos é meio boboca, com algumas exceções inteligentes, é claro. No Brasil, o stand up é a comédia do jovem  nerd, do universitário. Como eles são uma geração que não viveu a ditadura, são mais livres, existe muita crítica social, política, enfim, críticas que às vezes os mais velhos não entendem”, comenta o artista.

Sangue novo

Apesar fazer parte da velha guarda, Mansfield diz que a nova leva de brasileiros talentosos no gênero deram sangue novo ao stand up comedy local, tornando-o um dos gêneros teatrais que mais cresce atualmente. Segundo o artista, o público é quem mais ganha com tanto talento e variedade.

“Eu acho que finalmente o público entendeu que o stand up comedy é mais um formato para se unir a outros estilos de teatro no Brasil. É bom ter essa variedade no ramo de entretenimento”.

Com bagagem de anos de experiência, apoiado pelo talento da nova geração, Mansfield promete nocautear o público amazonense com boas risadas - e quem sabe, já garantir uma próxima visita.

Nova visita é provável

Marcelo Mansfield se considera um “ator de teatro aproveitado para a televisão”, mostrando sua clara preferência pelos palcos. No momento, acompanha Danilo Gentili no escrachado  “Agora é Tarde”, mas de forma alguma deixa de desenvolver novos temas para o teatro. Inclusive, até meados de 2014 deve estrear com um espetáculo novo.

“Estou já produzindo ‘Chega de Shakespeare’,  que não é stand up comedy, mas sim é um monólogo no qual um crítico desconstrói o teatro brasileiro e o próprio Shakespeare. É uma comédia mais sofisticada, diferente do stand up porque nesse, a cada três minutos você tem que arrancar gargalhadas da plateia”, explica o humorista.

A data exata de estreia ainda não está fechada, pois Mansfield ainda colhe muitos frutos da atual turnê de “Nocaute”. No entanto, se pudesse escolher os locais das primeiras apresentações, o artista diz que adoraria levar “Chega de Shakespeare” para o norte, principalmente, para a capital amazonense. “Manaus é uma cidade grande e o público gosta bastante de comédia. Seria excelente estrear aí”, encerra.

Serviço

O que: 'Nocaute' - stand up comedy com Marcelo Mansfield

Onde: Teatro Direcional (Manauara Shopping)

Quando: 18 de maio

Quanto: R$ 70 (inteira); R$ 35 (meia)

Informações: 3342-8030

Publicidade
Publicidade