Publicidade
Entretenimento
DIA DO SAMBA

Noite de samba reúne artistas locais no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus

Tacacá na Bossa’ faz homenagem no dia nacional do samba, com apresentação de sambistas do Amazonas 02/12/2015 às 10:47 - Atualizado em 16/03/2016 às 15:21
Show 1009719
O show “Elas Cantam Samba” reúne no palco as cantoras Fátima Silva, Lucilene Castro, Cinara Nery e Márcia Siqueira
Hellem Miranda

Considerado o ritmo musical que representa a identidade brasileira, o samba já tem data especial no calendário do País. Hoje, 2 de dezembro, é celebrado o dia nacional do samba e uma grande homenagem acontece nesta quarta-feira, no largo São Sebastião, Centro, em frente ao Tacacá da Gisela, às 18:30h.

O show “Salve o samba” reúne vários sambistas e artistas amazonenses para comemorar e relembrar sucessos que fazem parte da história do estilo musical. O evento será totalmente grátis e faz parte do projeto “Tacacá na Bossa”, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Real Bebidas, Casa do Pensador e Tambaqui de Banda. “O título do show já diz tudo, o homenageado é o samba”, disse o proprietário do Tacacá da Gisela e idealizador do projeto, Joaquim Melo.

A noite dedicada ao samba contará com apresentação de nomes como Chico da Silva, Júnior Rodrigues, “Elas cantam samba”, Markinho Costa, Mestre Arnoldo, Fino do Samba entre outros sambistas de Manaus. Além de show das escolas de samba do grupo especial, com a presença de interpretes, cortes de rainhas, mestres salas e porta bandeiras.

A festa contará ainda com apresentação da bateria Show de Mestres. “Ela é formada pelos principais mestres de bateria, que fizeram história no carnaval local no decorrer dos anos”, conta o mestre Marinho Saúba, integrante do grupo Fino da Bossa. Ainda segundo ele, que é responsável por reunir os artistas, o evento vai além da comemoração da data. “A noite é mais voltada para resgatar o samba de raiz e será uma espécie de confraternização dos sambistas do Amazonas”, revela Saúba, que também é mestre de bateria da escola de samba Unidos do Alvorada.

A décima edição do projeto “Tacacá na Bossa” encerra no próximo dia 9 de dezembro, e trará de volta ao palco todos os músicos que passaram por lá no decorrer do ano.

Homenagem

De acordo com a lenda popular, o Dia do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso, compositor da música "Na Baixa do Sapateiro", uma ode à Salvador, capital da Bahia. O então vereador baiano Luís Monteiro da Costa foi quem instituiu a data, marcando o dia em que o compositor visitou a Bahia pela primeira vez, em 1940

Serviço

O quê: Show Salve o samba

Quando: Hoje (2), a partir das 18:30h

Onde: Largo São Sebastião, Centro, em frente ao Tacacá da Gisela

Quanto: Evento gratuito

Publicidade
Publicidade