Publicidade
Entretenimento
OPÇÃO

Nova edição da Feira do Paço acontece neste domingo (9) antes de pausa em agosto

Já marcada no calendário sempre no segundo domingo de cada mês, evento não acontecerá no próximo mês e retorna apenas em setembro 06/07/2017 às 14:50 - Atualizado em 06/07/2017 às 15:10
Show feira do paco . 3
Feira reúne grande público (Foto: Divulgação)
acritica.com* Manaus (AM)

Um espaço público, antes ocioso, agora respira arte, com a maior vitrine de economia criativa, e proporciona todos os segundos domingos de cada mês um dia cheio de programação gratuita com apresentações de música, dança, área infantil, espaço especializado para crianças, área geek e até yoga, formando a Feira do Paço. A iniciativa do Instituto Amazônia ocupa as ruas no entorno da praça Dom Pedro II, Centro Histórico, e convida a todos a revisitar o Marco Zero de Manaus.

Após a feira deste domingo, dia 9, completando 12 edições em duas temporadas, o evento retornará somente no mês de setembro, conforme explica Mônica Bologna, responsável pela curadoria do evento. “Como o espaço é solicitado anualmente nos meses de agosto, vamos aproveitar esses 60 dias de intervalo para revisarmos novos pontos de desenvolvimento da feira, ampliar a infraestrutura e criar novos setores integrando mais áreas da Economia Criativa”, adianta.

Já integrado ao calendário cultural da cidade, a Feira do Paço vem conquistando novos públicos a cada edição. Por ser pioneira no segmento, consegue reunir o maior número de expositores, atores e empreendedores de economia criativa, em um feira de rua gratuita. “Queremos proporcionar um encontro do público, de todas as idades, com as novas tendências do mercado em todos os setores do ramo. Estamos conseguindo dialogar e desenvolver um grande trabalho com artistas destas multilinguagens. Já estamos pensando em criar um selo artístico para a exemplo dos outros setores, através de iniciativas que organizem e comercializem, gerando sustentabilidade e criando uma cadeia produtiva para artistas que apresente um nova forma de visão a contratantes e consumidores”, explica o produtor cultural Beto Contartesi.

São mais de 200 pessoas envolvidas na concepção e organização da Feira do Paço, dispondo de acessórios, roupas, itens de decoração, na área de produtos criativos; Food trucks, bikes e karts de comida na área gastronômica; Shows, competições e muitos games, na área geek, com o movimento Keep; Produtos, comida e brincadeiras para os animais de estimação, na área Pet, com a equipe ComPaixão Animal; Brincadeiras, história e muita diversão, sob orientação dos profissionais do Caminhos da Arte, na área infantil; Estúdio fotográfico ao ar livre; Exposição de Artes Plásticas; E muita dança, apresentações artísticas e shows musicais, valorizando os artistas locais, no palco principal.

A 5ª edição da Feira do Paço, segunda temporada, acontece neste domingo, dia 9, a partir das 16h, com entrada gratuita. O evento conta com internet liberada, em parceria com a Woomp.

Área Zen

Para a programação da área Zen, organizada por Kuma Yoga na área externa do Museu Paço da Liberdade, seguem os horários e as atividades: Acroyoga Jam com Leonardo Kumagai, às 16h; Tai Chi com Ricardo Gomes, às 17h; Espaço Culinária Saudável - papoula veganas comidas saudáveis - às 18h; Roda de Conversa, às 19h; Oficina de Mantras - Ianeza (yogis da Amazônia) - às 19h30; Yoga Terapêutico com Leonardo kumagai, às 20h30.

Museu do Paço

Durante a programação, o Museu Paço da Liberdade, no prédio histórico que já abrigou o Governo Provincial e Republicano, estará aberto para visitação. Em dias de Feira do Paço, o prédio alcança um número expressivo de visitantes que são recepcionados e guiados pelos acadêmicos de arquitetura e urbanismo da Faculdade Metropolitana de Manaus. 

Publicidade
Publicidade