Publicidade
Entretenimento
FESTA BOVINA

Nova Rainha do Folclore conta sua trajetória no boi-bumbá Caprichoso

A nação Caprichoso recebeu Cleise Simas, de 22 anos, com muita festa e empolgação 04/10/2018 às 20:02 - Atualizado em 05/10/2018 às 09:17
Show zbv0805 001f 7f99b55f 9605 4e2d 9a9f 3d655e94056a
Cleise Simas se prepara para apresentação no aniversário de 105 anos do Boi Caprichoso (Foto: Divulgação)
Hanne Assimen Manaus (AM)

“Ela chegou, linda rainha, azul que fascina, a cor da realeza do meu boi”. ‘Realeza Azul’ é a toada preferida e que representa a mais nova Rainha do Folclore do Boi Bumbá Caprichoso, Cleise Simas, 22. Amor, dedicação, parintinense e mãe são alguns dos adjetivos que definem Cleise, que agora defende o título de Rainha do Folclore do boi azul, item número 8 do Festival Folclórico de Parintins.

“Quem é parintinense cresce brincando que é item. Com aquele sonho de menina, eu comecei a dançar no Caprichoso com 14 anos. É a realização de um sonho, significa muito pra mim, principalmente por saber que valeu a pena toda minha trajetória. Representa todo sentimento que cresceu em mim durante todos esses anos e por poder contribuir mais uma vez na arena, agora como item individual e especialmente Rainha do Folclore. É uma felicidade que não tem tamanho!”, enfatiza Cleise.

A trajetória de Cleise no Boi Caprichoso remonta desde 2011, quando começou a dançar no chamado ‘Tribão’. Ela explica que, à época, eram selecionados os jovens que tinham interesse em dançar. E assim ela permaneceu na equipe durante dois anos. Durante essa trajetória, ela conheceu o Corpo de Dança Caprichoso (CDC) de Parintins, onde dançou por seis anos. Em 2015 foi convidada para ser item substituta da antiga rainha, Brena Dianná. Desde então, além de dançar, passou a viajar com a equipe, a participar da gravação de DVD, de eventos do boi, de shows para turistas, entre outras atividades.

“Nem nos meus sonhos mais lindos eu pensei que um dia eu poderia estar aqui, substituindo Brena Dianná. É uma responsabilidade muito grande”, ressalta a mais nova rainha. Ela conta, ainda, que se sente muito honrada com a responsabilidade de representar a manifestação popular, mas também por estar substituindo o item mais querido por toda a nação azul e branca.

A atual e a antiga

Indagada de como se vê diante a responsabilidade de carregar e defender esse título após o legado de Brena, a rainha destaca que sua relação com esse item será de grande dedicação e que lamenta as comparações com sua antecessora. “Uma rainha não se constrói do dia pra noite, todo dia eu aprendo algo novo. Um sonho jamais pode ser um peso. Levo isso como um grande presente, no qual darei o meu melhor. Com muita força de vontade irei conseguir ser uma rainha campeã, e espero conquistar o carinho da nação azul e branca”, adianta Cleise, com brilho no olhar.

Ainda sobre o legado deixado por Brena Dianná, Cleise complementa que a dançarina construiu uma história linda dentro do boi, que deixou muita saudade e seu nome marcado. “Costumo dizer que Brena é a cara da rainha. Mas, também quero poder escrever a minha história, levando no meu coração azul, todo esse ensinamento que Brena deixou nesses 10 anos de reinado”, esclarece Cleise.

No entanto, a bela morena demonstra muita expectativa e já se prepara para sua primeira apresentação oficial, que será no aniversário de 105 anos do Boi Caprichoso - em data e local a ser definido. Sempre entusiasmada, a Rainha do Folclore afirma que é uma sensação maravilhosa e marcante fazer parte oficialmente dessa festa linda e sentir a energia da galera que canta e dança junto, contribuindo sempre com o melhor desempenho do boi.

Nomeação

A nova rainha foi nomeada no dia 21 de setembro deste ano em noite de grandes emoções, compartilhada por torcedores e admiradores do boi Caprichoso na Praça dos Bois, na cidade de Parintins, a 369 quilômetros da capital Manaus, com uma megaestrutura e participação de módulos alegóricos, corpo de cênica, músicos, dançarinos, marujada e outros itens oficiais.

Vida pessoal

Cleise Simas é casada e tem uma filha de quatro anos, a qual chama carinhosamente de ‘Princesa’. Ela conta que além do sonho de ser item do Caprichoso, também irá começar a estudar o curso de Estética e Cosmética. Mas afirma que se sentirá realizada quando cursar Odontologia, um sonho que ficará para depois do seu compromisso com o boi.

“Com calma e com a alma”, esse é o lema que a rainha adotou para sua vida. “Significa que não precisamos ter pressa, que tudo que é para ser seu, vai ser, e que para isso, você precisa ter muito amor na alma, por aquilo que você almeja”, finaliza, sorridente.

Publicidade
Publicidade