Publicidade
Entretenimento
Vida

Novas rotas: litoral do Ceará apresenta novos cenários, resorts e passeios paradisíacos

Com a consolidação do circuito turístico da capital, Fortaleza, é hora de buscar outros destinos, como Cumbuco, Beberibe e outros 29/09/2015 às 09:55
Show 1
Turistas caminhas por entre falésias em Morro Branco
ROGÉRIO PINA* ---

Incluído na seleta lista de destinos preferidos dos viajantes brasileiros, o Ceará apresenta novos roteiros no seu litoral.

Com a consolidação do circuito turístico da capital, Fortaleza, é hora de buscar outros destinos – com forte apelo para a região de  Cumbuco, no Litoral Oeste, que ganha novos hoteis e reafirma-se como paraíso para a prática de windsurf e kite surfe.

Já no Litoral Leste cresce a oferta de resorts e de passeios, com destaque para a região do município de  Beberibe, que inclui as belas Praia das Fontes e Morro Branco, além da Lagoa do Uruaú, a maior do Ceará.

Uma parceria da CVC nacional com as redes hoteleiras GJP, Carmel e Romanos – que mantém os complexos Coliseum Beach Park e Praia das Fontes, no Litoral Leste – levou  jornalistas de turismo para conhecer os novos roteiros.

Paraíso do ‘kite’

Iniciando por Cumbuco, a pouco mais de 30 km de Fortaleza, os atrativos ficam por conta da abertura de novos hoteis e resorts, com destaque para o Carmel Cumbuco, que entra na fase final de obras para abrir em regime de soft opening em outubro com seu estilo pé  na areia, ótima estrutura e sofisticação na medida certa.

A estrutura turística da área de Cumbuco é uma das mais completas do  Ceará e conta com mais de 40 pousadas e hotéis além de   mais de 20 restaurantes de especialidades diversas – do regional até cozinhas internacionais.

A rede Carmel, que é também proprietária do hotel Magna na orla de Fortaleza, tem como ‘joia da coroa’ o Carmel Charme, um resort de luxo na Praia do Barro Preto, em Aquiraz, e é indicado, principalmente, para casais em lua de mel. Ali,  os hóspedes  encontram um cenário natural perfeito para aproveitar a estrutura requintada, a ótima gastronomia e os inúmeros detalhes – que pode ser uma poltrona design, uma rede confeccionada por artesãs locais ou uma jacuzzi privativa em um bangalô de frente para o mar.

Beberibe


Rota das Falésias, no município de Beberibe, Ceará

Seguindo cerca de 85 km pela Costa do Sol Nascente, como também é conhecido o Litoral Leste, chega-se à  Praia das Fontes – que está na região  do município de Beberibe, que detém o maior litoral de todo o Ceará, com mais de 50 km  de extensão.

Além das belas praias, a maioria selvagem, a área é conhecida pelas fontes de água doce que brotam das falésias e também pelas pequenas lagoas próximas ao litoral – onde também é comum ver iniciantes do kite surf treinando, antes de enfrentar o mar.

Roma à beira-mar

Fruto de investimento da rede hoteleira familiar Romanos, o complexo Coliseum Beach Park é inspirado na Roma Antiga, com arquitetura imponente, áreas verdes e uma piscina com nada menos que 70 metros de comprimento!

A estrutura de lazer para adultos e crianças também é um dos diferenciais deste grande complexo, que estreou na última semana o sistema all inclusive – em que alimentos e bebidas são inclusos nas diárias.

O resort também oferece espaço para convenções e eventos de médio porte – a cada dois meses o local recebe a estrutura de um spa de Fortaleza, com  pacotes de tratamento de beleza de uma semana.

O Coliseum Beach Resort está no mesmo município onde fica a barraca/restaurante Areias Coloridas, na Praia de Morro Branco, que serve pratos tradicionais à base de peixes, lagosta e camarão.

A apenas 20 km dali, no município de Cascavel, funciona a Feira de São Bento – aos sábados completa, e nos dias de semana em menor escala, apresentando o  artesanato local.

Toda a press trip, claro, foi ‘regada’ pela hospitalidade e pelo bom humor cearense.


Coliseum Beach Park: ótima estrutura de frente para o mar

Cliente ‘monta’ pacote

De acordo com a CVC, o Ceará subiu da quarta para a segunda colocação – em dois anos – entre os destinos preferidos dos seus clientes. Quase 150 mil turistas visitaram o Estado somente nos primeiros seis meses deste ano, por meio da operadora. A boa novidade é que é possível montar o pacote que quiser direto no site ou na loja CVC. Pode, também,  definir quais os serviços que deseja comprar – só passagens, só hotelaria, só passeios, ou combinando alguns deles.

Reforço na alta estação

Uma das empresas promotoras  da viagem para jornalistas de turismo, a GJP Hoteis está estreando no Ceará uma parceria com o  Coliseum  Beach Park, e passa a representar o complexo   comercialmente em todo o Brasil  – a operação e administração continuam com o grupo cearense Romanos.

Para marcar a nova fase, o Coliseum estreou o sistema  all inclusive e ampliou os tipos de suites – além de 150 unidades, o complexo disponibiliza  apartamentos para grupos ou famílias com dois, três e quartos mais áreas de lazer, sala de jogos e até churrasqueira. A  maioria dos hóspedes ali ainda é de Fortaleza, mas vem crescendo a procura do lugar por paulistas e também mineiros, que buscam conforto e descanso à beira-mar.

A  ideia agora é ampliar esse leque, divulgando o Coliseum  em outras regiões do País. Com forte presença na região Nordeste, a operadora CVC também vai reforçar a estratégia – anunciou que acertou novos acordos de voos fretados para Fortaleza na alta temporada do verão brasileiro. A partir de 1º de dezembro até o término da temporada, a CVC vai operar 24 voos extras, que somarão aos voos regulares operados pela empresa  a partir de outras capitais.

Cumbuco

Em função da proximidade com Fortaleza, a Praia de Cumbuco é o  destino do momento para quem não quer ficar distante da capital cearense.  Além da bela faixa  onde a areia encontra o mar,  são oferecidos passeios de jangada e de bugue – que lá se escreve buggy – pelas  famosas dunas de Cumbuco. Uma dica certeira para montar base de um dia é a Barraca Tendas do Cumbuco que, na verdade, é uma estrutura grandiosa com restaurante, piscina e chapéus de palha sob palmeiras. O vento constante também ajuda quem quer praticar windsurf ou kite surf

Areias coloridas

O artesanato produzido no Ceará é variado e engloba desde as peças com renda e couro até as famosas garrafinhas com areia colorida – cujos grãos são retirados de falésias onde é permitido pelos órgãos ambientais. As mais famosas são aquelas que exibem, depois do toque de ‘arte local’, desenhos de paisagens, geralmente do litoral nordestino, com jangadas e palmeiras


Areias coloridas ajudam no artesanato local

Lagoas e falésias

Os novos roteiros pelo Ceará oferecem passeios variados, com a possibilidade de conhecer as lagoas que se formam próximo ao litoral –um dos atrativos é o ‘skibunda’, criação genuinamente cearense que consiste em deslizar, sentado em uma pequena prancha, do topo de uma duna em direção a uma lagoa. Já no município de Beberibe  são oferecidos passeios de bugue pelas praias e caminhada pelos chamados labirintos das falésias – ótima oportunidade para fazer fotos surreais aproveitando o belo cenário natural. O passeio de bugue geralmente faz paradas na Fonte das Três Bicas e na Gruta da Mãe d´Água. A barraca de praia indicada na área é a Areias Coloridas, na vizinha Praia de Morro Branco.

Rota das Falésias

No município de Beberibe, a 85 km de Fortaleza, encontram-se as famosas formações rochosas de areias coloridas, que servem de cenário para passeios, belas fotos e também para os artesãos – que produzem as garrafinhas e peças com os grãos retirados de uma área permitida pelos órgãos do meio ambiente.

*O jornalista viajou a convite da CVC e rede de hoteis GJP

Publicidade
Publicidade